Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Unidades de Saúde vão abrir no período noturno a partir desta segunda Feira, 12
12/12/2022 10h48

Unidades de Saúde vão abrir no período noturno a partir desta segunda-feira, 12

A Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, lança o Programa Saúde 10, com a ampliação do horário de atendimento das unidades para o período noturno e também aos sábados. A partir desta segunda-feira, 12 de dezembro, as unidades do ESFs do Jardim do Caju, Cruzeiro e do Monte Azul, e as UBSs do Jardim Ubirama e Cecap passam a funcionar com horário ampliado. Em virtude da dificuldade para a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos, as outras quatro unidades vão integrar o programa a partir de abril. Veja no final desse texto o horário de funcionamento de cada unidade de saúde a partir desta segunda, 12.

Será disponibilizado atendimento médico, de enfermagem e retirada de medicamentos, inicialmente. No Núcleo e Ubirama haverá dispensação de medicamentos controlados até 22h. Os novos profissionais que atuarão nas salas de vacina estão em período de adaptação e treinamento e o serviço deve estar disponível no período noturno a partir de janeiro. Por enquanto, a vacinação noturna segue apenas na ESF do Monte Azul, que conta com Pronto Atendimento. A ESF do Núcleo também fará parte do programa, mas enquanto estiver em vigor o contrato com o Hospital Nossa Senhora da Piedade para o Pronto Atendimento, continua funcionando até 23h, de segunda a sexta-feira, e das 12h às 18h aos sábados.

“Toda a rotina que já acontece nas unidades entre 7h e 17h será ampliada até as 22h, de forma gradativa. Serão realizados atendimentos médicos em livre demanda, atendimento dos grupos, aplicação de vacinas, haverá farmacêuticos nas unidades para que os pacientes possam retirar os medicamentos. Mais do que atender a demanda crescente, estamos investindo também na saúde preventiva, com o atendimento dos grupos de diabéticos e hipertensos no horário ampliado, aplicação de vacinas e atendimento odontológico noturno”, avalia o secretário de Saúde.

Para a implantação do Saúde 10, a Prefeitura ampliou os investimentos em Saúde em R$ 8,4 milhões anuais e realizou a contratação de mais 95 servidores para a área, entre técnicos de enfermagem (que exercerão a função de agentes de saúde), enfermeiros, médicos, dentistas, farmacêuticos, agentes administrativos e agentes de serviços gerais.

“A ampliação do horário de atendimento de todos os postos de saúde é mais uma importante conquista da comunidade lençoense. Sempre disse que promovo um governo que pensa em gente e que entende que obras e investimentos devem ser priorizados através de programas que possam mudar a realidade das pessoas. Disponibilizar atendimento de saúde para cidadãos e grupos de risco, além de odontologia, é possibilitar que um trabalhador, por exemplo, no período da noite, possa cuidar da sua saúde, que uma mãe tenha onde levar o seu filho que não apresenta sintomas graves. Isso também vai desafogar a UPA, que iremos ampliar em breve, pois a UPA é para emergências com risco de morte. Enfim, será um grande marco para a qualidade de vida do nosso povo, a brava gente lençoense. Agradeço aos vereadores pelas sugestões apresentadas e pela luta constante e, especialmente, às equipes de servidores públicos que estão trabalhando neste grandioso projeto”, reforçou o prefeito Anderson Prado.

HORÁRIOS DAS UNIDADES QUE JÁ INTEGRAM O SAÚDE 10

ESF ANTONIO LEÃO TOCCI – CECAP