Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura inicia instalação de lâmpadas de LED
09/12/2022 10h04

Prefeitura inicia instalação de lâmpadas de LED

Foto aérea mostra à esquerda uma rua que já recebeu as lâmpadas de LED e à direita uma rua que ainda conta com a iluminação convencional; ganho de luminosidade é de 53%

A Prefeitura iniciou a implantação do projeto 100% LED, que vai substituir todas as lâmpadas da cidade por lâmpadas de LED. Atualmente a troca está sendo realizada na Vila Cruzeiro. A previsão é que todo o trabalho esteja concluído até o final de janeiro de 2023.

“Fico muito feliz em dar esse importante passo para modernização da nossa infraestrutura urbana. A iluminação pública de qualidade também é sinônimo de segurança, e essa era uma necessidade e uma demanda principalmente da população dos bairros. Além disso, também estamos projetando um futuro de economia e sustentabilidade, porque a tecnologia de LED é mais eficaz e muito mais econômica”, enfatiza o prefeito Anderson Prado.

Na Vila Cruzeiro o conforto e segurança trazidos com o novo sistema de iluminação foi elogiado por moradores do bairro. “Eu moro aqui há 45 anos e pelo que vi, ficou muito bom”, diz Francisco José. “Eu moro aqui há 43 anos. Melhorou 100%. Mais economia e mais luminosidade. A rua ficou clarinha. Eu tenho câmera de vigilância e deu para notar a diferença”, completa João Carlos de Mello, que reside e tem um comércio no bairro.

O projeto para a modernização do parque de iluminação prevê a troca de 10 mil pontos (lâmpadas de sódio, mercúrio e metálico) por lâmpadas de tecnologia LED, com investimentos da ordem de R$ 7 milhões. As luminárias de LED serão instaladas com potência adequada para cada logradouro de acordo com o tipo de utilização, considerando também a expansão com a instalação em pontos que não possuem iluminação. Além da Vila Cruzeiro, o cronograma inicial inclui o Jardim Alvorada, Parque Elizabete, Vila Contente, São João, Repke, Primavera e Centro.

“A troca dos equipamentos contempla a iluminação pública em toda a área urbana, o Distrito Empresarial, Distrito de Alfredo Guedes e Chácaras”, acrescenta o secretário de Planejamento e Urbanismo, Anderson Buratto.

As lâmpadas e luminárias de LED são totalmente sustentáveis, pois não contêm nenhum elemento poluente ou contaminante, tais como as lâmpadas fluorescentes, que podem conter mercúrio e outros metais pesados. Além disso, a eficácia na iluminação é cerca de 53% superior às lâmpadas fluorescentes, e a economia de energia em relação às lâmpadas fluorescentes é de 45%. A vida útil das luminárias de LED também é 60% maior que as fluorescentes, além dos equipamentos terem garantia de 5 anos.