Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis recebe prêmio em Saúde por eliminação da transmissão vertical da Sífilis
07/12/2022 08h34

iniciativa faz parte do Programa Estadual IST HIV AIDS e Hepatites Virais

Lençóis Paulista foi um dos municípios que receberam o Prêmio Luiza Matida 2022, pelo trabalho de eliminação da transmissão vertical de Sífilis. A iniciativa é do Programa Estadual IST HIV AIDS e Hepatites Virais. O secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, e a enfermeira Josiane Maria de Souza, responsável pelo programa municipal, participaram da premiação realizada nesta segunda-feira, 5.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão vertical ocorre quando a criança é infectada por alguma IST durante a gestação, parto, e em alguns casos durante toda a amamentação. Todas as gestantes e seus parceiros sexuais devem ser investigadas para IST durante o pré-natal e no momento do parto, especialmente para o HIV, sífilis e hepatites virais B e C. Ao mesmo tempo, devem ser e informadas orientadas sobre as possibilidades de prevenção da transmissão vertical, bem como, sobre a possibilidade de riscos para a criança quando a gestante é infectada.

“Eu queria agradecer aos servidores da Saúde e dividir este prêmio com eles. O sucesso na luta contra as infecções sexualmente transmissíveis é mérito das nossas equipes, que garantem às gestantes o acesso à informação e a acolhida necessária. Muito obrigado pela dedicação e amor com os quais realizam esse trabalho”, resumiu o secretário de Saúde.