Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
02/12/2022 08h39

Projeto Samuzinho forma quarta turma

Projeto atende crianças entre crianças entre 9 e 11 anos

Uma cerimônia marcou na quarta, 30, o encerramento das atividades do Projeto Samuzinho em 2022. Esta é a quarta turma formada pelo Projeto que desenvolve aulas teóricas e práticas sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes e temas relacionados à cidadania e solidariedade, atendendo crianças entre 9 e 11 anos.

O Samuzinho é uma iniciativa do SAMU, Grupo de Resgate Integrado (GRI), e conta com o apoio do Hospital Nossa Senhora da Piedade, da Secretaria de Saúde e do Corpo de Bombeiros.

A cerimônia realizada no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, contou com a presença do prefeito Anderson Prado, do vereador e presidente da Câmara Municipal, Jucimário Cerqueira dos Santos, Bibaia, do provedor do Hospital Nossa Senhora da Piedade, João José Dutra, dos secretários Ricardo Conti Barbeiro (Saúde) e Railson Rodrigues (Educação), do gerente administrativo da UPA, Marcelo Henrique de Souza, da coordenadora de Urgência e Emergência da UPA, Anaisa Basile Abade, da coordenadora do projeto, Joice Thomé Lopes, além das equipes do SAMU/Resgate Integrado e pais dos formandos.

Um vídeo com um resumo das atividades desenvolvidas ao longo do semestre também foi exibido durante a cerimônia.

A coordenadora do Projeto, Joice Thomé Lopes, agradeceu o apoio para o desenvolvimento das atividades do projeto. “Quero agradecer a todos os presentes e aos membros da mesa. Graças ao apoio dos senhores nós conseguimos realizar esse projeto. Com muito orgulho estamos formando a quarta turma do projeto Samuzinho, totalizando a formação de 120 mini socorristas em nosso município. Hoje concluímos esta etapa na vida dos nossos samuzinhos. Tenho certeza que o que vivenciamos vocês levarão para a vida toda”, afirmou.

O provedor do Hospital Nossa Senhora da Piedade, João José Dutra lembrou que “O futuro do nosso Brasil está na mão de vocês jovens. Agradecemos aos familiares pelo apoio aos jovens para iniciar e terminar este curso tão importante. À Prefeitura, pelo apoio, aos profissionais envolvidos e ficamos felizes em poder continuar com esse curso”.

O secretário de Educação, Railson Rodrigues destacou a iniciativa, lembrando que a Saúde é uma das prioridades do Governo Municipal. “Quero saudar a todos os responsáveis pelos nossos samuzinhos. Nós enfrentamos um período difícil, nos assombrando, e não podemos nos esquecer disso. A saúde é uma prioridade para a administração municipal e investir na formação dos samuzinhos, é pensar no futuro. E nós começamos a pensar desde já no futuro”.

Ricardo Conti, secretário de Saúde, enfatizou que a formação desta quarta turma contempla novos protocolos de saúde. “É um prazer imenso estar aqui hoje, neste período pós-pandemia. Os alunos que estão se formando hoje iniciam uma formação de samuzinho já com novos protocolos em saúde e aprendendo muito mais sobre Covid-19. Quero deixar um agradecimento especial ao prefeito Prado, que desde o início abraçou e apoiou o desenvolvimento do projeto. Agradecer às equipes da UPA, do SAMU, do Resgate Integrado, do Hospital, Polícia Militar, Bombeiros, a todos que de alguma forma atuaram pela formação desses alunos, aos pais. Parabéns a todos os samuzinhos que estão se formando hoje e que consigam multiplicar esses conhecimentos, salvar vidas e ajudar pessoas”, destacou o secretário.

Em seu pronunciamento, Bibaia agradeceu o trabalho das equipes que atuam no SAMU e Resgate Integrado. “Quero agradecer a cada funcionário que trabalha no SAMU e RI, que muitas vezes deixam suas famílias para socorrer a nossa, e a todos os envolvidos com o projeto. Parabéns aos pais e a cada samuzinho, que está se formando aqui hoje. O futuro está em nossas mãos”.

O prefeito Anderson Prado agradeceu o empenho e a dedicação das pessoas envolvidas durante as atividades do Projeto.

“Primeiramente, agradeço a Deus a oportunidade de estarmos aqui juntos, falando de vida, falando de saúde e falando de educação. Do futuro. Preparando aqueles que herdarão os nossos postos em breve. Eu lembro como se fosse hoje, quando o projeto do Samuzinho foi apresentado em meu Gabinete. Quando me disseram que era a preparação das crianças para primeiros socorros, a Prefeitura abraçou o projeto imediatamente e vai continuar abraçando futuramente. Eu sempre digo que o amor é a força motriz do mundo. Mas quando a gente sabe o que é gratidão, o que é agradecer, o amor expande e chega aonde tem que chegar. O Samuzinho também é amor, é dedicação de gente que não ganha um centavo, mas que ganha a satisfação em poder contribuir com o salvamento de vidas. Pensar que essas crianças são capazes de ajudar o irmãozinho que se engasgou, merece o nosso eterno obrigado. Obrigado a vocês que ensinam nossas crianças. E vocês, que se formam, também são dignos de honra. Que Deus proteja e abençoe, sempre!