Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Obras na 25 de Janeiro começam em março
01/12/2022 14h06

Obras na 25 de Janeiro começam em março

Os trabalhos devem se estender por no mínimo seis meses

A Prefeitura de Lençóis Paulista e o SAAE estão trabalhando para a revitalização completa da Avenida 25 de Janeiro, já no próximo ano. A obra incluirá um diagnóstico e melhoria da drenagem pluvial, substituição da rede de distribuição de água e de esgoto, para somente depois a via receber a pavimentação.

O projeto envolve as secretarias de Obra e Infraestrutura, Planejamento e Urbanismo, o SAAE, além do Gabinete do Prefeito. Os trabalhos devem iniciar a partir de março de 2023 e devem se estender por no mínimo seis meses.

A estimativa orçamentária para execução de toda a obra (substituição das redes, implantação da rede de drenagem e pavimentação) é de R$ 3,6 milhões.

“Nós entendemos que a recuperação da 25 de Janeiro é uma reivindicação antiga dos lençoenses, assim como a pavimentação da 28 de Abril, avenida Osaka, avenida Prefeito Jácomo Nicolau Paccola, além de outras vias de grande fluxo. Depois de resolver o problema de drenagem urbana em vários pontos críticos da cidade, estamos trabalhando num projeto responsável e definitivo, no que diz respeito tanto ao escoamento da água da chuva, que é um problema enfrentado há décadas pelos moradores e comerciantes da região, como a substituição da rede de água e esgoto”, destacou o prefeito Anderson Prado.

A obra começa a ser realizada a partir do mês de março, por ser um período de menor incidência de chuvas. Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura, Emanuel Fidelis Serutti, as equipes estão realizando um estudo macro para resolução da drenagem de água da chuva. “É fundamental garantir uma estrutura com capacidade para escoar todo o volume de água pluvial, para posteriormente executar a reabilitação do pavimento. Estamos trabalhando para resolução do problema de drenagem na Avenida 25 de Janeiro”, explicou.

Já a projeção da equipe do SAAE prevê a substituição de aproximadamente um quilômetro da rede de água e seus ramais e de aproximadamente 600 metros da rede de esgoto. “Esse projeto é, sobretudo preventivo, e muito importante com relação à distribuição de água e tratamento de esgotos. Melhorando nossa rede, estamos atuando para eliminar vazamentos e perdas, e, consequentemente diminuindo a necessidade de reparos em ruas. Além disso, também vamos reduzir o risco de retorno de esgoto em domicílios e estabelecimentos comerciais. Estamos investindo em sustentabilidade”, avalia o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete.

PROGRAMAÇÃO

O trabalho vai ser feito de forma escalonada, e será dividido por quadras, para não prejudicar a circulação de veículos e o comércio. Devido à complexidade da obra, a estimativa é que o trabalho de drenagem, substituição das redes de água e seus ramais, além da rede de esgoto, leve pelo menos um mês para ser concluído em cada quadra.

Além do trabalho coordenado das secretarias e do SAAE, esta obra envolve uma extensa logística e alterações de trânsito, lembrou o secretário de Planejamento, Anderson Silva Buratto. “Mas o resultado será satisfatório. Teremos uma Avenida 25 de Janeiro mais segura e acessível, tanto para condutores quanto para os pedestres”.