Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / LENÇÓIS PAULISTA FEITO À MÃO – POR PAULINHA MORALES
25/11/2022 15h35

LENÇÓIS PAULISTA FEITO À MÃO – POR PAULINHA MORALES

Ana Paula deixou a sala de aula para se dedicar exclusivamente à costura criativa

A trajetória de alguns artesãos demonstra que muitas vezes o trabalho criativo é inspiração para mudar de carreira profissional. Este é o caso de Ana Paula Dias Morales Castro que trocou a sala de aula pelo ateliê de costura, e está se sentindo muito realizada em fazer o que gosta. “Eu era professora de educação infantil, formada em educação artística e pedagogia, e acabei seguindo o rumo do magistério. Fui professora até o começo de 2021 e após 20 anos de serviço pedi minha exoneração pra focar nas minhas produções artesanais”. Ana Paula é uma das artesãs apoiadas pela Secretaria de Turismo.

No Quadro Lençóis Paulista Feito à Mão são apresentadas histórias e trajetórias dos artesãos e artistas lençoenses, apoiados pela Secretaria de Turismo. O objetivo desta série de reportagens, que ilustra o site e as redes sociais da Prefeitura e da SETUR, é mostrar como é rico e variado o artesanato lençoense. Cheio de inspiração, expressão e aconchego. Carrega a história e o valor cultural de um destino. Permite levar a memória para um lugar ou momento especial. E, mais que isso, é sustentabilidade, desenvolvimento, renda e ocupação.

Ela conta que começou a trabalhar com artesanato há algum tempo, como uma forma de terapia ou como gosta de chamar, “válvula de escape”, com produtos mais simples, confeccionados como lembranças. “Minha mãe tinha uma máquina de costura e eu acabei investindo nessa área, que eu já gostava, isso por volta de 2010. Durante essa época eu produzia um pouco de tudo, o que não era muito viável, pois eu acabava gastando muito com material que nem sempre tinha um uso”.

A pandemia foi um divisor de águas em sua vida. O isolamento a motivou a focar no artesanato. Com apoio da Setur, ampliou a profissionalização através de cursos, especialmente sobre como vender seus produtos. Assim ela criou uma marca própria: Megalegria, nome transmitido através do carinho com que as peças são produzidas, na personalização das embalagens e até no cheirinho dos pacotes.

Atualmente, a produção está mais focada em utilitários femininos, como bolsas, necessaires, porta- maquiagem, que além de trazerem satistação pessoal também chamam mais atenção dos clientes. “As pessoas, além de comprarem pra elas, também compram para presentear, se não um parente, a amiga ou alguém próximo. Hoje eu tenho uma base sólida de clientes, muitos dos quais eu fui construindo da época em que eu era professora”.

O artesão que deseja participar dos projetos, feiras e eventos da Setur deve realizar o seu cadastro através do formulário disponível do link: http://encurtador.com.br/ayAO8.