Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Dia do Rio Lençóis é comemorado com o lançamento do projeto “O Rio Lençóis começa aqui!”
23/11/2022 15h08

Alunos participaram do lançamento do projeto

O lançamento do projeto “O Rio Lençóis começa aqui!” marcou as comemorações pela Dia do Rio Lençóis, celebrado nesta quarta-feira, 23 de novembro. A data foi instituída em 2009, pela Lei Municipal nº 3.976, que fixa calendário do calendário ambiental do município.

O projeto “O Rio Lençóis começa aqui!” é uma ação educativa, através da pintura de bocas-de-lobo ou bueiros, como são mais conhecidos o mecanismo do sistema de escoamento das águas da chuva. A iniciativa partiu do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), com apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o SAAE, e inicialmente incluirá a pintura de dez bocas de lobo.

A primeira pintura aconteceu na manhã desta quarta-feira, 23, na fonte do Peixinho, em frente ao SAAE, pelo artista plástico Cristiano Paccola e com a participação dos alunos do 5º ano A - EMEF Esperança de Oliveira. A cerimônia de lançamento ainda contou com o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Licínio Offerni Neto, do interlocutor do Programa Município Verde Azul, Helton Damacena de Souza, da presidente do Comdema, Milena Guirado Coneglian, servidores do SAAE e membros do Conselho.

“O Rio Lençóis tem uma importância muito grande. É um dos principais responsáveis pelo abastecimento de nossa cidade. Por onde o Rio passa, floresce a vida. O evento de hoje traduz o esforço de servidores públicos, representantes de entidades e da sociedade civil em geral, que estão trabalhando pela preservação desse bem tão precioso. É um dia de festa”, lembrou o diretor do SAAE.

O secretário de Agricultura lembrou da importância histórica do Rio Lençóis, que contribuiu para o surgimento e desenvolvimento da cidade. “Projetos como este ampliam e fortalecem a educação ambiental, lembrando que quando falamos de preservação do Meio Ambiente, tudo está interligado: descartar o lixo corretamente também é preservar nossa água”.

Além de participarem da pintura da primeira boca-de-lobo, os estudantes também participaram de uma visita guiada ao Parque do Paradão, para entender um pouco mais sobre a bacia hidrográfica em que está inserida o Rio Lençóis e também à Estação de Tratamento de Água (ETA) no SAAE.

“Nosso objetivo é explicar para as crianças que o Rio Lençóis também começa aqui, nas bocas-de-lobo, que recebem a água da chuva, e que o descarte de lixo em vias públicas faz com que o lixo vá parar dentro do nosso rio. Portanto, trata-se de uma importante ação de conscientização e educação ambiental”, conclui Helton Damacena de Souza, interlocutor do PMVA.