Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Sessão Solene marca entrega de projetos para prevenção e conscientização sobre o Uso de Drogas 
21/11/2022 13h40

Sessão Solene marca entrega de projetos para prevenção e conscientização sobre o Uso de Drogas 

Material elaborado por alunos da Rede Pública foi entregue ao presidente da Câmara, Jucimário Cerqueira dos Santos, Bibaia 

Alunos da Rede Municipal e Estadual participaram na sexta-feira, 18, de Sessão Solene para a apresentação e entrega de projetos elaborados para prevenção e conscientização sobre o uso de drogas.

A sessão solene, realizada na Câmara Municipal, marcou a última etapa do Projeto É preciso Saber, coordenado e desenvolvido pela Casa Apoio do Projeto Esperança – CAPE, com recursos liberados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para a sua execução. A iniciativa contou ainda com o apoio das Secretarias de Educação e de Assistência Social da Prefeitura de Lençóis Paulista.

Além dos alunos, pais, gestores e professores das escolas participantes, participaram da cerimônia, o presidente da Câmara, vereador Jucimário Cerqueira dos Santos, Bibaia, a vereadora Andréia Bernardo Zaratini Martinelli, o vice-prefeito Manoel dos Santos Silva, Manezinho, o secretário de Assistência Social, Claudinei Aparecido de Góes, representando o prefeito Anderson Prado, o secretário de Educação, Railson Rodrigues e o secretário de Planejamento e Urbanismo, Anderson Silva Buratto e o presidente do CMDCA, Rafael Alves de Lima.

A aluna Cecília Angélico (Escola Elisa Pereira de Barros) representou todos os alunos que participaram do projeto na mesa de honra da Sessão Solene.

O presidente da Casa Apoio do Projeto Esperança, José Luiz Arantes, os integrantes da diretoria, pastor Ricardo dos Santos, Wlamir Leda, o empresário João Henrique Foganholi que afalou em nome da diretoria, o coordenador do Projeto É Preciso Saber, Carlos Alberto Cruzeiro, Beto Cruzeiro e o assessor técnico do projeto, Rogério Pereira Gomes, também participaram da cerimônia.

O Projeto

A primeira etapa do Projeto É Preciso Saber teve início em 2018, tendo como foco principal transmissão de conhecimento e prevenção sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas, com utilização de vídeos educativos, entrevistas e programas via TV Web com a participação de especialistas da área de saúde e da comunidade local, disponibilizando aos participantes do projeto, os alunos da Rede Pública, uma gama de informações técnicas e encadeadas com sentido lógico e didático sobre o tema.

A segunda fase do projeto teve início em 2019, tendo como objetivo nesta fase, a vivência e experimentação do conhecimento adquirido na fase anterior, por meio de dinâmicas de grupo com os participantes, buscando a sensibilização das crianças e adolescentes para a importância do tema.

A terceira e última etapa do projeto estava prevista para 2020, mas foi suspensa por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, as atividades também foram suspensas.

Neste ano, o projeto pode novamente ser retomado, com a execução da última fase. Disponibilizando o apoio, estrutura e orientação, as crianças e adolescentes participantes pudessem assumir o protagonismo na decisão, criação dos materiais e ações do projeto, expressando com liberdade criativa seus pensamentos e sentimentos em cada atividade realizada. O resultado do todo o engajamento e participação, foi materializado por meio da criação e realização de diversos eventos nas escolas e comunidade, além da criação de quatorze sugestões de projetos de lei sobre o tema central do projeto, refletindo a fiel percepção da realidade e demandas destas crianças e adolescentes.

Após a apresentação dos alunos, o material foi entregue ao presidente da Câmara, Jucimário Cerqueira dos Santos, Bibaia, e pode ser transformado em Projetos de Lei, seguindo todos os ritos no âmbito da Câmara Municipal.

Ao final da cerimônia, os alunos interpretaram a música Cuida de Mim. Um vídeo com apresentação das etapas e os momentos vivenciados pelos alunos também foi exibido marcando o encerramento da Sessão Solene.

 

notícias relacionadas

Tags: sessão, solene, marca, entrega, projetos, para, prevenção, conscientização, sobre, drogas .

    newsletter

    2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
    Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
    CNPJ: 46.200.846/0001-76
    Telefone: (14) 3269-7000

    voltar ao topo