Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Saúde realiza Dia D da Vacinação no próximo sábado, 26; atualizar vacinação da população contra Covid 19 é principal objetivo
18/11/2022 16h47

Saúde realiza Dia D da Vacinação no próximo sábado, 26; atualizar vacinação da população contra Covid-19 é principal objetivo

A Secretaria de Saúde realiza o Dia D da Vacinação no próximo sábado, 26 de novembro. Toda as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 16h (com exceção de Alfredo Guedes, que abrirá das 8h às 13h) para aplicação das vacinas de rotina do calendário, bem como todas as doses contra a Covid-19 e doses em atraso. O atendimento é voltado para todas as faixas etárias.

“Nós temos que continuar tendo responsabilidade no enfrentamento à Covid-19, haja vista que continuam aparecendo variantes do vírus, e a vacina sempre se mostrou muito importante nesse sentido. Por isso, vamos realizar uma força-tarefa, um dia D de vacinação, mais uma vez com a abertura das unidades aos sábados, para que as pessoas se protejam contra a Covid-19, protegidas das doenças que estão erradicadas graças à vacina e que estendam esses cuidados aos seus filhos. Pedimos que a população participe em massa dessa iniciativa”, destaca o prefeito Anderson Prado.

“Além de uma oportunidade de colocar em dia vacinas em atraso, principalmente as doses de reforço contra a Covid-19, até o dia 30 de novembro acontece a campanha nacional de multivacinação, que disponibiliza diversas vacinas do Programa Nacional de Imunização para crianças e adolescentes, como a BCG, contra a tuberculose, imunizantes contra as hepatites A e B, poliomielite e rotavírus, a pentavalente - contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b - também doses contra caxumba, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e HPV”, destacou o secretário de Saúde.

VACINAÇÃO DE CRIANÇAS DE SEIS MESES A 3 ANOS

A partir da segunda-feira, 21, a Secretaria de Saúde inicia a vacinação de crianças entre seis meses a três anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias) com comorbidades. A vacinação desse público ocorrerá somente na sala de vacinas do Ambulatório de Especialidades, das 8h30 às 16h30, sem necessidade de agendamento.

O esquema básico para esta faixa etária será composto de três doses, com um intervalo de quatro semanas entre a primeira e segunda dose, e de oito semanas entre a segunda e terceira dose.

Para a vacinação, é necessário apresentar documento pessoal (RG ou CPF), Carteirinha de Vacinação, Cartão Cidadão e original e cópia da receita médica (com data de até um ano), relatório ou carta médica (com data de até um ano) que comprove a comorbidade.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, as comorbidades prioritárias para vacinação são diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática.

DIA D DA VACINAÇÃO

Data: 26 de novembro

Todas as unidades de saúde abertas das 8h às 16h

Atendimento em Alfredo Guedes das 8h às 13h