Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Conferência Municipal debate reflexos da pandemia na vida de crianças e adolescentes
18/11/2022 15h34

Conferência recebeu mais de 250 pessoas entre adolesentes, jovens, autoridades e convidados

Cerca de 253 pessoas entre jovens, adolescentes, autoridades, gestores educacionais, representantes de entidades e Conselhos Municipais participaram na quinta-feira, 17, da 12ª edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O presidente do CMDCA, Rafael Alves de Lima, participou da cerimônia de abertura e integrou a mesa de honra da conferência. Rafael Lima agradeceu o empenho e o trabalho desenvolvido pelos membros do CMDCA e destacou o número de participantes e a importância da conferência, debatendo os reflexos, ações e projetos que garantam a execução de políticas públicas voltadas para o atendimento das crianças e adolescentes. O secretário de Assistência Social, Claudinei Aparecido de Góes, Ney Góes, representando o prefeito Anderson Prado, o presidente do Rotary Clube e da Legião Mirim, Fernando Capucho Germano, a cabo PM Lúcia da Silva Pires, instrutora do Proerd e o secretário de Educação, Railson Rodrigues também integraram a mesa de honra na abertura da conferência.

O diretor do SAAE, André Paccola Sasso, a presidente do Conselho Municipal sobre Drogas de Lençóis Paulista, Danieli Cristina da Roza Paccola, o coordenador do Projeto É Preciso Saber, Carlos Alberto Cruzeiro, Beto Cruzeiro e a jornalista Ana Rita Camargo Cocito, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Zilor Energia e Alimentos, também acompanharam as atividades. Os convidados acompanharam ainda a apresentação dos alunos do Centro de Convivência Sylvio Capoani e do Centro de Convivência de Jovens e Adolescentes, com a coordenação do monitor Henry Galli.

Após a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência, o assistente social, palestrante e conferencista Lucilei Araújo Guerra falou sobre o impacto, os reflexos e a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes durante a pandemia causada pela Covid-19, e destacou as ações necessárias para a reparação e garantia de políticas de proteção integral voltado para as crianças e adolescentes. Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para debater os desafios, ações e propostas no âmbito de políticas públicas para atender as crianças e adolescentes. Após a apresentação e votação das propostas, foram eleitos os delegados que vão representar Lençóis Paulista, na Fase Regional da Conferência.

“Estamos realizando a 12ª conferência dos direitos da criança do adolescente, retomando sobre um tema extremamente importante, que é a situação da pandemia da Covid-19. Nós tivemos um período mais agudo, de quase de cerca de um ano, onde nós tivemos o confinamento com as pessoas ficando dentro de suas casas. Isso acabou gerando muito reflexo com relação às situações de risco de violência contra a criança e adolescente. Então é importante que nós possamos pensar nesse momento em políticas públicas que venham amenizar ou minimizar esses efeitos. Essa conferência é extremamente importante pra que nós possamos pensar as políticas públicas que nós temos no município e também aquilo que ainda será necessário realizar, a fim de que a gente possa dar conta de resolver esses efeitos negativos da pandemia”, destacou o secretário de Assistência Social, Ney Góes.

“O que nós estamos fazendo é algo muito importante. Talvez alguns não tenham dimensão da grandeza disso. Vendo todos aqui, juntos, fica claro o quanto isso é relevante para refletir e debater sobre políticas públicas para crianças e adolescentes após o período da pandemia. Quero parabenizar todos os envolvidos e agradecer também o trabalho da Educação, do CMDCA, das outras secretarias e de todos os servidores envolvidos nesta iniciativa, além de parabenizar os jovens pela contribuição e iniciativa indispensável, entendendo o processo para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária”, pontuou o secretário de Educação, Railson Rodrigues, na abertura da conferência.

Delegados eleitos para a Fase Regional da Conferência

TitularesMirela Beatriz Portela de BarrosPedro Henrique da SilvaBeatriz Lemos da Silva

SuplentesCauã Vinícius da Silva CorreiaSuelen Cristina AlvesEnzo Ferrari

Representantes do Conselho Tutelar