Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria de Educação realiza ‘Projeto Sarau – Mostra Literária’ e mobiliza alunos da Rede Municipal de Ensino
04/11/2022 09h47

Entre os meses de junho e setembro, atividades do projeto foram desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal

Potencializar a apreciação das expressões artístico-literárias junto aos alunos atendidos pela Rede Municipal de Educação. Com este objetivo, a Secretaria Municipal de Educação promove entre os dias 7 e 12 de Novembro, o Projeto Sarau – Mostra Literária da Educação Municipal. A Mostra vai envolver alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). O resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos das escolas será apresentado entre os dias 7 e 12 de Novembro, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, em dois períodos (manhã e tarde). A programação contempla declamações de poesias, encenações de peças teatrais, apresentação de dança, contação de histórias, interpretações musicais e dramatizações.

O projeto porém, está sendo desenvolvido desde o mês de maio, quando foi apresentado aos professores e alunos. Entre os meses de junho e setembro, as etapas para o desenvolvimento do projeto foram vivenciadas nas unidades da Rede Municipal e no mês de outubro, as atividades foram organizadas e desenvolvidas em cada unidade escolar. Ainda no mês de outubro, foram organizados e selecionados os trabalhos, para a apresentação e exposição entre os dias 7 e 12 de novembro.

“Propiciar condições e situações para despertar o interesse, a sensibilidade, o gosto por essa dimensão cultural e estética: a literatura - possibilitando a aproximação e apropriação das características desses gêneros, por meio da apreciação coletiva, em parceria e individual, desenvolvendo habilidades de leitura e produção desses textos literários representativos da diversidade cultural e linguística”, destaca um trecho do projeto elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Educação.

Para o secretário de Educação, Railson Rodrigues, “O Sarau Literário é um processo pedagógico, e isso significa que o trabalho respeitou etapas de início, desenvolvimento e conclusão. Nossos alunos aprendem que para chegar à apresentação final dos resultados, eles devem realizar um trabalho composto de análise, estudos e aprendizado. A apresentação final é a cereja do bolo, contudo, o mais importante está no processo, que acaba sendo riquíssimo em aprendizagem. As escolas abraçaram o Sarau, que acabou, além de tudo, trazendo as famílias para as apresentações que aconteceram em cada unidade, por isso, a Mostra Literária é a coroação de um trabalho que foi capaz de envolver, professores, alunos e famílias, e só temos a celebrar esse envolvimento que marca um ano de retorno após a pandemia”.