Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista participa do Prêmio Top Destinos Turísticos
27/10/2022 14h26

Lençóis Paulista participa do Prêmio Top Destinos Turísticos

O Prêmio TOP DESTINOS TURÍSTICOS chega em sua 4ª edição e Lençóis Paulista concorre em três categorias: Turismo Cultural, Turismo Gastronômico e Turismo de Negócios e Eventos.

A premiação é um selo de reconhecimento aos municípios e regiões turísticas que investem e fazem do turismo um gerador de riquezas.

Criada pela Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil – ADVB e Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – Skål Internacional São Paulo, a premiação desenvolve o sentimento de pertencimento na população residente; contribui com o resgate da autoestima; a promoção do bem receber e favorece a sinergia entre poder público e iniciativa privada em âmbito territorial.

A votação popular via Internet e o júri técnico, constituído por especialistas nos diferentes segmentos de mercado – os quais correspondem às categorias em disputa – validam a qualidade de atrativos turísticos e aproxima o conjunto dos destinos participantes das múltiplas plataformas de distribuição que compõem o trade turístico.

A iniciativa conta com o apoio institucional da Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo – Amitesp; Associação Paulista de Municípios – APM; Associação das Prefeituras das Cidades Estância de São Paulo – Aprecesp; União dos Vereadores do Estado de São Paulo – Uvesp e do São Paulo Convention and Visitors Bureau – Visite São Paulo.

A principal etapa do prêmio é a votação popular, que acontece até 15 de Novembro, pelo site: http://votetop.com.br/cidade/lencois-paulista

Os seis municípios mais bem votados em cada categoria seguem para uma próxima etapa de avaliação. Uma comissão técnica pontuará as cidades classificadas de acordo com critérios estabelecidos. A apresentação dos “top finalistas” e a revelação dos “top campeões” acontecerá no mês de dezembro, em Cerimônia de Premiação no Memorial da América Latina - São Paulo/SP.

"Lençóis Paulista é um Município de Interesse Turístico, que conta com expressivos atrativos já reconhecidos, e outros em potencial. Concorrer ao prêmio também é uma oportunidade para divulgar as nossas vocações turísticas. O turismo de negócios é o mais representativo, atraindo considerável fluxo de turistas motivados pelo trabalho e participação em reuniões e atividades de caráter profissional. No que se trata de eventos, temos feiras consolidadas como a Facilpa e Expovelha, que atraem público da região e de outros estados do Brasil. Na gastronomia, o destaque vai para as bebidas artesanais: cachaça, vinho, suco de uva, cervejas e chopes. Além do título de “Cidade do Livro”, possuímos uma extensa agenda cultural de eventos e atrativos como o Teatro, Espaço Cultural, Biblioteca Municipal, entre outros que evidenciam a nossa vocação cultural. Por isso, convidamos a todos para votarem nas categorias participantes e, juntos, fortalecermos a atividade turística local ", convida a secretária de Turismo, Joelma de Andrade Taioque.

COMO VOTAR

A votação é pela internet. Basta entrar no site http://votetop.com.br/cidade/lencois-paulista, selecionar cada umas das categorias e registrar o seu voto. É necessário fazer login no Facebook ou Google para confirmar o voto. Cada pessoa tem direito a apenas um voto por categoria, porém pode votar em todas as categorias que a cidade concorre.

CONHEÇA AS CATEGORIAS NAS QUAIS LENÇÓIS PAULISTA CONCORRE:

TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS

Em Lençóis Paulista os negócios e eventos são os principais responsáveis pela movimentação de turistas atraídos por competições, feiras, transações, reuniões, trabalho, entre outras motivações de caráter profissional.

Na cidade estão estabelecidas grandes empresas, inclusive multinacionais, de diversos ramos: alimentos; energia; lubrificantes; hotelaria; celulose; papel; frigorífico; metalúrgico; siderúrgico; madeira; embalagem; tecnologia; bebidas artesanais, entre outros. Além disso, os investimentos anunciados e em implementação têm colocado Lençóis em posição de destaque.

Lençóis abriga feiras de projeção nacional: FACILPA e Expovelha. A FACILPA, mais destacada, é uma das maiores feiras agropecuárias do país, reúne elevado público e atrações: shows, exposições, praça de alimentação, parque de diversões e sedia os maiores circuitos de rodeio profissional do país. Destacam-se também os eventos esportivos e culturais que têm atraído considerável fluxo de turistas para Lençóis.

TURISMO CULTURAL

Lençóis Paulista é conhecida como "A Cidade do Livro" por possuir um acervo em sua Biblioteca Municipal maior do que o número de habitantes.

O município possui notória vocação cultural, contanto com expressivos atrativos, onde destacam-se a Biblioteca Municipal Orígenes Lessa, Casa da Cultura, Espaço Cultural Cidade do Livro, Museu Alexandre Chitto, Memorial de Alfredo Guedes, Orquestra Municipal de Sopros Msto. Agostinho Duarte Martins e Teatro Municipal Adélia Lorenzetti.

A agenda cultural é variada, contando com eventos periódicos, tais como: Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista (FILLP), Projeto Bairro Feliz, Carnaval da Alegria, Som no Coliseu, Lençóis Motorock, EnCanta Lençóis, feiras de troca de livros, concerto e encontros de bandas, dentre outros eventos, apresentações e exposições.

Todos esses atrativos compõem uma oferta turística diversificada de atividades e eventos culturais aos seus visitantes.

TURISMO GASTRONÔMICO

Lençóis Paulista, conhecida como a Terra da Cachaça, tem a aguardente como bebida típica, sendo referência na sua produção desde o surgimento das primeiras plantações de cana-de-açúcar e dos engenhos no interior de São Paulo, mantendo-se como uma das maiores produtoras da bebida até a década de 1940. Atualmente, no mercado é possível encontrar a Aguardente Paccola e, também, a Cachaça São Luiz, premiada internacionalmente.

Cervejas e chopes artesanais também são produzidos aqui por micro cervejarias locais.

No município também está estabelecida uma propriedade rural, a Vinícola Casagrande, produtora de vinho, suco de uva e presunto parma artesanal. Oferece ainda itens de comércio diferenciado, caseiros e típicos italianos, o “colhe e pague” das uvas da propriedade na sua época frutífera e, ainda, possui um restaurante de culinária italiana.

Alguns desses atrativos proporcionam ainda aos seus visitantes a experiência de conhecer os empreendimentos, sua história e processo de fabricação.

Em Lençóis Paulista não faltam boas opções na culinária. Pratos diversificados e para todos os gostos são facilmente encontrados por aqui – de restaurantes a pizzarias, e culinária japonesa.

 

notícias relacionadas

Tags: lençóis, paulista, participa, prêmio, destinos, turísticos.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo