Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretores de Planejamento e de Desenvolvimento participam de Conferência Internacional
12/03/2010 17h34

Diretores de Planejamento e de Desenvolvimento participam de Conferência Internacional

Os diretores de Planejamento, Luiz Carlos Baptistella, e de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda, Altair Toniolo, participam da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI 2010), que começou no dia 10 e vai até 13 de março, em Curitiba, PR. O encontro reúne representantes dos cinco continente, com mais de 100 especialistas em gestão inovadora em conglomerados urbanos e humanos, além de gestores públicos, pesquisadores, empresários, ativistas e líderes políticos. O objetivo é debater caminhos para a construção de realidades urbanas mais inovadoras, prosperas e humanizadas.

Entre os temas debatidos estão transporte público, mobilidade urbana, alternativas energéticas, destinação do lixo, inclusão social, acesso à educação e ao trabalho, questões recorrentes em diversas cidades. De acordo com o diretor de Planejamento, “as soluções inovadoras de uma localidade, podem servir de inspiração para transformações necessárias em outra”.

A diversidade e o número de participantes - mais de 1500 inscritos do Brasil e do exterior - tem propiciado uma troca intensa e produtiva ao longo da conferencia. O diretor de Desenvolvimento explica que a “qualidade dos palestrantes soma-se às ideias, questionamentos e propostas de cada um dos participantes, todos conectados numa rede que supera fronteiras, com os olhos voltados para o futuro”.

Palestra

Os palestrantes têm destacado que o futuro do desenvolvimento dos países passa obrigatoriamente pelo desenvolvimento da cidades. Baptistella explicou que os temas se desdobraram em palestras, painéis, encontros e depoimentos que enfatizaram o papel central das cidades e, mais que isso, dos cidadãos, na construção de ambientes inovadores e economicamente competitivos.

“O que são cidades inovadoras? Qual o papel da indústria em um ambiente inovador? Como pode a sociedade contribuir para criar uma cidade inovadora? Inovação nas empresas, inovação nas universidades, educação inovadora, têm sido temas amplamente abordados e discutidos na CICI2010”, complementa Toniolo.

No segundo dia do evento, foram apresentados cases diferenciados de tratamento com os problemas das cidades. Os diretores destacaram um exemplo da cidade de Lyon, com uma solução adotada para o uso de bicicletas de aluguel, espalhadas em diversos pontos da cidade para que a população possa se deslocar, deixando de utilizar os carros para os trajetos de até meia hora de suas residências. O pagamento de utilização para após a primeira meia hora é feito através de cartão nos moldes de créditos de celular. Hoje, Lyon possui 4.000 bicicletas e tem o registro de 250.000 utilizações. Desta forma, os cidadãos têm deixado de despejar mais de duas toneladas de gases poluentes de sua atmosfera por ano.

Outro case apresentado, também no segundo dia, foi o da cidade de Londres que executa o projeto para receber, em 2012, os Jogos Olímpicos. Foram apresentadas as soluções adotadas para a construção das unidades esportivas em áreas degradadas e de população de baixa renda. Durante a execução do projeto, estas áreas estão sendo recuperadas tanto em termos de construções como em meio ambiente. O que mais chamou a atenção é que o projeto prevê, após o termino das competições, a desconstrução de parte dos complexos esportivos com consequente redução de tamanho e espectadores para serem posteriormente utilizados pela população que voltará a ocupar os apartamentos que foram utilizados pelos atletas.

“O ensinamento básico que fica para prefeitos e secretários que têm participado das palestras é de que os projetos de urbanismo devem ter um planejamento que permita a sua completa utilização pela população”, finaliza Bptistella.

 

notícias relacionadas

Tags: diretores, planejamento, desenvolvimento, participam, conferência, internacional.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo