Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura moderniza serviço de Ouvidoria Municipal
17/10/2022 14h25

Prefeitura moderniza serviço de Ouvidoria Municipal

A Prefeitura de Lençóis Paulista modernizou o serviço de Ouvidoria Municipal. Agora está mais fácil e simples para entrar em contato com a Prefeitura, seja para fazer uma sugestão, reclamação, elogio, solicitação ou denúncia. Utilizando a Ouvidoria, você recebe um Código de Atendimento para que possa consultar o andamento dela. A ouvidoria pode ser acessada através do link www.lencoispaulista.sp.gov.br/ouvidoria ou através do botão Ouvidoria, na tela inicial do site da Prefeitura.

“A Ouvidoria Municipal é um importante canal de comunicação entre o cidadão e a Prefeitura Municipal. Ouvir o que o usuário de nossos serviços tem a dizer, seja para elogiar ou para reclamar, é a melhor forma de melhorar constantemente nossa cidade, algo que nossa atual gestão valoriza muita. Tanto é assim que criamos o Cidade 10, um serviço de contato direto entre o cidadão e a Prefeitura por WhatsApp que resolver em até 10 dias úteis alguns problemas da administração. Para as questões que não se enquadram no Cidade 10, a pessoa pode usar a ouvidoria que terá sua sugestão ou crítica acolhida e respondida adequadamente”, declarou o prefeito Anderson Prado.

Ao acessar o site da Ouvidoria Municipal, o cidadão deve preencher um formulário para iniciar o atendimento. O usuário deve, inicialmente, preencher o motivo de seu contato: sugestão, reclamação, elogio, solicitação ou denúncia. Depois a pessoa precisa preencher se já entrou em contato com a Prefeitura por outros meios, antes da Ouvidoria Municipal. Se a pessoa responder que sim, vão aparecer alguns campos para informar dados deste contanto anterior. Se responder não, deve seguir para o próximo campo.

Em seguida, a pessoa deve informar se a ouvidoria é anônima ou não. Caso a pessoa indique não, ela deve preencher os campos abaixo com o nome, e-mail, telefone celular, para que a prefeitura possa entrar em contato com a pessoa e responder a ouvidoria. A pessoa também deve indicar se é ou não morador de Lençóis Paulista. Se for morador, também deverá informar o bairro.

Caso o cidadão indique que é uma ouvidoria anônima, será exibido uma mensagem informação que a pessoa poderá apenas consultar sua ouvidoria através do Código de Atendimento que será emitido no final do atendimento. Ou seja, o cidadão que deve acessar o sistema para saber do andamento de sua ouvidoria, já que a Prefeitura não pode entrar em contato com a pessoa.

Depois de preenchidos estes dados, a pessoa terá um local para descrever o motivo de seu contato. “É fundamental que, nesta etapa, o cidadão forneça todas as informações sobre o motivo de sua ouvidoria, mas, ao mesmo tempo, seja direto sobre o que deseja, para que possamos encaminhar ao setor correto e dar andamento a sua solicitação”, declarou Daise Oliver Carneiro, chefe de gabinete e responsável pelo serviço de Ouvidoria Municipal.

SMS E E-MAIL

Depois de realizar o cadastro da ouvidoria, caso o usuário tenha se identificado, ele recebe um SMS e um e-mail confirmando a ação, conforme explicou Éder Paccola Santa Bárbara, Secretário de Tecnologia da Informação, setor responsável pelo desenvolvimento da nova ferramenta. “Caso o cidadão se identifique, informando seu celular e uma conta de e-mail, o mesmo receberá uma notificação por SMS e e-mail informando tanto a criação, atualizações e finalização da ouvidoria e um código de acesso e controle, que poderá ser utilizado para consultas e interações com os ouvidores através do mesmo canal no site da prefeitura”, informou.

Santa Bárbara disse ainda que a construção da ferramenta seguiu as novas tendências da internet, compatível com os principais navegadores, onde todas as interfaces são responsivas, garantindo a correta visualização e interação em todos os dispositivos com acesso à internet, seja um microcomputador, tablet, celular ou outro.

CIDADE 10

Além da ouvidoria, outra forma do cidadão enviar de sugerir melhorias para a cidade é através do serviço Cidade 10. Diferente da ouvidoria, o Cidade 10 funciona através do WhatsApp. Basta o cidadão envia uma foto do problema e o local para o número 3269 7010. O Cidade 10 atende atualmente as seguintes questões: mato alto, buracos em ruas e avenidas, lixo jogado irregularmente, lâmpadas queimadas, lâmpadas acesas de dia, vazamentos em áreas públicas, foco de dengue, bueiro entupido, descarte de eletroeletrônicos.