Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Outubro Rosa: unidades abrem no sábado, 15, para a realização de Papanicolau
13/10/2022 13h59

Outubro Rosa: unidades abrem no sábado, 15, para a realização de Papanicolau

A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista preparou uma programação especial para o Outubro Rosa. O Dia D será neste sábado, 15 de outubro. As unidades de saúde, inclusive a ESF Vitório Boso, em Alfredo Guedes, e o RAIS Mulher, ficarão abertas das 8h às 12h30 para a realização do exame de Papanicolau, que previne contra o câncer de cólo de útero.

Mais conhecido como exame Papanicolau, o exame citopatológico do colo do útero faz uma inspeção nas células do colo do útero na intenção de prevenir ou descobrir previamente um possível câncer na região do útero, através deste exame também é possível identificar Doenças Sexualmente Transmissíveis. (Veja abaixo alguns requisitos para a realização).

CARRETA DA MAMOGRAFIA

Até o dia 22 de outubro, Lençóis recebe a Carreta da Mamografia. O equipamento, cedido por meio do Programa Estadual "Mulheres de Peito", está montado na praça da Concha Acústica e vai atender de segunda a sábado.

Serão realizados 60 exames diários, de segunda a sexta-feira, e 30 aos sábados. O atendimento é em livre demanda, com distribuição de senhas, a partir das 8h. Mulheres de 50 a 69 anos, necessitam apenas RG e Cartão SUS. Para outras faixas etárias, é necessário pedido médico. Em caso de dúvida basta procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para conseguir o encaminhamento.

PAPANICOLAU

Antes de realizar o exame é necessário seguir as orientações:

- Não estar menstruada para realizar o exame, devendo haver um intervalo de cinco dias antes

ou após a menstruação;

- Não esquecer o RG, CPF e CARTÃO SUS. Sem esses documentos, não será realizado o

exame;

- Não realizar exame quando estiver usando cremes vaginais, devendo aguardar 5 (cinco) dias

após o uso do creme para fazer exame;

- Evitar relações sexuais 3 dias antes do exame;

- Evitar duchas íntimas 3 dias antes do exame.

CARRETA DA MAMOGRAFIA NA PRAÇA DA CONCHA ACÚSTICA

- De 11 a 22 de outubro

- Atendimento: serão distribuídas 60 senhas por demanda espontânea, de segunda à sexta-feira, e 30 senhas aos sábados, sempre a partir das 8h

REQUISITOS

- Mulheres de 35 a 49 anos devem estar munidas de pedido médico SUS, cartão SUS e RG;

- Mulheres de 50 a 69 anos devem apresentar RG e Cartão SUS;

- Mulheres acima de 70 anos devem estar munidas de pedido médico SUS, cartão SUS e RG.