Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
10/10/2022 10h59

Lençóis recebe a Carreta da Mamografia

Carreta da Mamografia inicia atendimento nesta terça-feira, 11

Começa nesta terça-feira, 11 de outubro, o funcionamento da Carreta da Mamografia em Lençóis Paulista, com atendimento gratuito. O equipamento, cedido por meio do Programa Estadual "Mulheres de Peito", está montado na praça da Concha Acústica e vai atender de segunda a sábado, até o dia 22 de outubro. Na quarta-feira, 12 de Outubro, não haverá atendimento devido ao feriado. Confira abaixo mais informações sobre quem deve realizar o exame.

Serão realizados 60 exames diários, de segunda a sexta-feira, e 30 aos sábados. O atendimento é em livre demanda, com distribuição de senhas, a partir das 8h. Mulheres de 50 a 69 anos, necessitam apenas RG e Cartão SUS. Para outras faixas etárias, é necessário pedido médico.

Com a chegada da Carreta da Mamografia, a Secretaria de Saúde amplia as ações do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. Além dos exames, as unidades intensificam o trabalho de levar informação sobre o autoexame das mamas e amplia a oferta do exame de Papanicolau (como forma de prevenção também ao câncer de colo de útero).

“A realização das mamografias reforça a nossa campanha do Outubro Rosa. Este procedimento, juntamente com o autoexame, é fundamental para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Agradecemos o governo do Estado pelo apoio e reforçamos às mulheres que aproveitem esta oportunidade para cuidar da saúde”, convida o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

“A qualidade de vida é alcançada priorizando vários fatores, entre eles a saúde preventiva. Nesse sentido é muito importante realizarmos uma programação para o Outubro Rosa oferecendo para nossas mulheres lençoenses informação e um exame que é primordial para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Ficamos muito felizes com mais essa conquista”, avaliou o prefeito Anderson Prado.

“Mais um pedido feito através da nossa Secretaria de Convênios atendido pelo governo do Estado. Ficamos muito felizes em poder trazer esse exame tão importante para a saúde das mulheres, especialmente no Outubro Rosa”, lembrou o vice-prefeito e secretário de Convênios, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho.

CARRETA DA MAMOGRAFIA NA PRAÇA DA CONCHA ACÚSTICA

- De 11 a 22 de outubro

- Atendimento: serão distribuídas 60 senhas por demanda espontânea, de segunda à sexta-feira, e 30 senhas aos sábados, sempre a partir das 8h

REQUISITOS

- Mulheres de 35 a 49 anos devem estar munidas de pedido médico SUS, cartão SUS e RG;

- Mulheres de 50 a 69 anos devem apresentar RG e Cartão SUS;

- Mulheres acima de 70 anos devem estar munidas de pedido médico SUS, cartão SUS e RG.