Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura inicia atendimento especializado no Centro Dia do Idoso
29/09/2022 16h22

Prefeitura inicia atendimento especializado no Centro Dia do Idoso

Ato realizado nesta quinta-feira, 29, marcou o início do atendimento no Centro Dia do Idoso

O prefeito Anderson Prado participou nesta quinta-feira, 29, de ato formalizando o início das atividades e o atendimento especializado no Centro Dia do Idoso Ermantina Pires Pedro. A Prefeitura também executou obras no local para adequação do espaço, localizado na Cecap. Participaram do ato, o secretário de Assistência Social, Ney Góes, a secretária de Administração, Taisa Aparecida Toledo Placa, a coordenadora do Centro Dia, Márcia Rodrigues Baselli, os vereadores Andreia Bernardo Zaratini Martinelli, Rômulo Paulon Pegolo, servidores que vão atuar no espaço e familiares de Ermantina Pires Pedro, patronesse do espaço. “Para além de convivência, entretenimento, o Centro Dia do Idoso é um espaço que trata de saúde, que trata de qualidade de vida, que trata de acolhimento, de carinho com nossos idosos. Essa é a marca do nosso governo, marca de uma cidade que pensa em gente, que preza o cidadão, haja vista que somos a 25ª cidade do Brasil em um ranking da ONU e também 5º lugar no estado no programa Verde Azul”, declarou o prefeito Anderson Prado.

O secretário de assistência social afirmou que o Centro Dia do Idoso é um serviço com equipe multidisciplinar preparado para dar o atendimento adequado à pessoa idosa. “Esse é um espaço que respeita e valoriza o idoso como sujeito de sua história, algo que está ligado à Política Nacional de Atenção à Pessoa Idosa. Por isso, não chame esse espaço de creche do idoso, isso infantiliza o idoso e não leva em consideração que ele tem uma história, mas que agora precisa de uma atenção especial e é isso que vamos oferecer aqui, com uma equipe ampla e um espaço adequado”, explicou Ney Góes.

O Centro Dia do Idoso, é um espaço de cuidado e auxílio para idosos acima de 60 anos, do sexo masculino e feminino. “Poderão ser incluídos, aqueles que necessitam de auxílio e cuidados para realização das atividades da vida diária, seja por motivo de saúde física ou mental. Além daqueles que se encontram em condição de risco pessoal ou social. A porta de entrada desses usuários são os CRAS e o CREAS, que ao identificarem o perfil do usuário para o Centro Dia, fazem os encaminhamentos. E posteriormente, a equipe interprofissional realiza o estudo e avaliações para a inclusão”, explicou a coordenadora do Centro Dia, Márcia Rodrigues Baselli.

O Centro Dia vai disponibilizar o transporte e oferecer três refeições (café da manhã, lanches e almoço), os cuidados básicos de saúde e assistenciais, além de atividades técnicas que serão realizadas e ministradas por profissionais qualificados, possibilitando assim o estímulo intelectual e a autonomia do autocuidado. A equipe interprofissional é composta por uma coordenadora, assistente social, gerontólogo, agente administrativo, educador físico, enfermeiro, técnico de enfermagem, cuidadores, cozinheiros e serviços gerais. Com isso, os idosos terão a oportunidade de ressignificar suas vidas, fortalecendo e reconstruindo histórias de vida, além de oportunizar e estimular a sociabilidade, bem como, uma melhor qualidade de vida e sua participação significativa na comunidade e na sociedade.