Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista volta receber público na edição deste ano
27/09/2022 15h45

Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista volta receber público na edição deste ano

Evento acontece de 3 a 9 de outubro com uma série de atrações que vão da literatura, música, teatro, dança e contação de histórias

Depois de dois anos sendo realizado de forma online e sem a presença do público por conta da pandemia do Coronavírus, o Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista (FILLP), chega com força total em 2022. A partir da segunda-feira, 03 de outubro, o Teatro Municipal Adélia Lorenzetti abre as portas, e seu palco, para receber crianças, jovens e adultos conferirem as diversas programações culturais durante os sete dias do evento.

Teatro, música, contação de histórias, palestras, dança, lançamento de livros são apenas uma parte da grande programação preparada para o FILLP deste ano, que tem como patrono o escritor Lençoense, Milton Moretto.

Dentre as atrações confirmadas para a edição de 2022, o FILLP vai receber o cantor Danilo Caymmi que, juntamente com a Orquestra Municipal de Sopros Maestro Agostinho Duarte Martins, fará um tributo a Dorival Caymmi, palestra com o escritor Geraldo Carneiro, membro da ABL (Academia Brasileira de Letras), concurso musical Encanta Kids, show dos 50 anos do Clube da Esquina, show com Izabel Filardis, entre outras. O encerramento do Festival, que ocorre no domingo, dia 9, vai contar com a apresentação dos corais da Unimed, Vicente Themudo Lessa e Zillo Lorenzetti.

A programação voltará a receber os alunos das escolas Municipais de Lençóis Paulista e da região, por meio de agendamento, que poderão conferir as programações durante a manhã e no período da tarde. O agendamento da visita de escolas ao festival pode ser feito pelo telefone 3263-6525.

O FILLP é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, com o patrocínio da Zilor, apoio da Bracell, Lwart Soluções Ambientais, Ascana e Secretaria Municipal de Cultura e co-produção da Canta Music.

“Depois de dois anos em formato virtual, é uma felicidade imensa voltar a receber nossas crianças e também os adultos em nosso Festival Integrado de Literatura agora em formato presencial no Teatro Municipal. De 2017 para cá, o Festival tem sido ampliado com mais espaço para a literatura, a música, a dança, a poesia e demais manifestações culturais com o objetivo de fazer do FILLP um dos maiores eventos literários de São Paulo e do Brasil, já que temos o título de Cidade do Livro e vislumbramos a possibilidade de nos tornarmos a Capital Nacional do Livro. Aproveito também para agradecer as empresas patrocinadoras que ajudam a tornar possível este grandioso evento”, declarou o prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado.

Marcelo Maganha, Secretário de Cultura de Lençóis Paulista, comemora a realização presencial, deste que é um dos maiores eventos literários do país: “Para nós, é uma grande alegria receber, depois de dois anos, o público no Teatro Municipal para conferir as atrações nas mais diferentes vertentes artísticas, seja na literatura, na música, passando pela dança, contação de histórias, a escrita e a leitura”.

Para o diretor-presidente da Zilor, Fabiano Zillo, a parceria entre a Zilor e o Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista – FILLP, que soma mais de 10 anos, reforça a missão da empresa em promover o bem-estar local, por meio de ações que ampliam as oportunidades de acesso à cultura gerando impactos positivos para toda a sociedade.

“Nos últimos três anos investimos mais de 10 milhões de reais em projetos sociais nas comunidades onde a Zilor está presente. A empresa também foi uma das maiores apoiadoras na construção do Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, inaugurado em 2016, obra que consumiu R$ 7,2 milhões, sendo cerca de R$ 3 milhões realizada com o apoio da Zilor via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o que demonstra a forte relação de compromisso da Zilor com o desenvolvimento sociocultural de Lençóis Paulista, em sua trajetória de 76 anos. Nesta edição de 2022 a Zilor está contribuindo com a programação do evento, por meio do patrocínio direto do espetáculo de encerramento da FILLP, com a atração “Expedição Planeta”, que ressalta a importância da preservação ambiental, demonstrando que nossas atitudes influenciam diretamente na qualidade de vida na terra. Desejamos um excelente Festival a todos”, destaca.

O presidente da Ascana, Pedro Luís Lorenzetti, ressaltou que, “Para nós, da Ascana, é muito importante apoiar este festival aqui em Lençóis Paulista. A música e literatura abrem novas janelas para as nossas crianças e adolescentes e a gente acredita que investir no social é investir no futuro”.

“O FILLP é um marco importantíssimo na Cidade do Livro e, para a Bracell, somar esforços às iniciativas educativas, sociais e culturais dos municípios onde operamos faz parte de nosso compromisso. Por isso, estamos muito contentes em participar de mais uma edição do festival, democratizando o acesso à literatura para a população lençoense”, afirma Laís Drezza, gerente de sustentabilidade da Bracell.

“Para nós da Lwart é uma grande satisfação fazermos parte mais uma vez com o apoio cultural a esse evento que volta a receber o público. Sempre fomentamos iniciativas que valorizam a transformação, seja por meio do desenvolvimento social ou de soluções ambientais, que colaboram com a construção de um futuro melhor para todos. O Festival Integrado de Literatura, já tradicional no calendário da cidade, é um espaço para troca e integração cultural em várias vertentes, o que enriquece a experiência dos visitantes e valoriza o desenvolvimento social na nossa região”, comenta Roberta Colleta, Gerente de Comunicação e Marketing Institucional da Lwart Soluções Ambientais.

Confira a programação completa do evento do FILLP 2022

03 de outubro

8h00 às 16h00 - Apresentação Lítero-musical - Contação de História - Grupo Teatral

18h30 - Lançamento Livro: “A Vida nos Ensina” de Milton Moretto

20h00 - Auditório - Abertura Com Autoridades e patrocinadores - Concerto com Orquestra Municipal de Sopros de Lençóis Paulista com Danilo Caymmi – Tributo a Dorival Caymmi

04 de outubro

8h00 às 16h00 - Apresentação Lítero-musical - Contação de História - Grupo Teatral

18h30 - Lançamento de Livros: “Contos Espiritualistas” de José Avelino Placca e “Na Vida com Jesus”, de José Paulo Alves Fusco

19h00 – Auditório - PRÊMIO “FILLP” - Lançamento Livro: 2º Concurso Literário (Escritores Lençoenses)

20h00 - Auditório - Lançamento ALELP (Academia de Letras de Lençóis Paulista ) - Palestra para Professores e Educadores com Geraldo Carneiro Academia Brasileira de Letras

21h00 - Auditório - Show: Guitarra, Violão, Viola e Voz com o compositor e intérprete Renato Luciano

05 de outubro

8h00 às 16h00 - Apresentação Lítero-musical - Contação de História - Grupo Teatral

18h30 – Lançamento de Livros: “Orígenes Lessa Imortal – Recortes de Um Ilustre Cidadão Lençoense” de Elton Laud e “Fez-se Book” de Sinuhe Daniel Preto e Damião Augusto Xavier (Profº Guto)

19h00 - Auditório – Encanta Lençóis Kids

21h00 - Auditório - Show com Nicholas Torres - participação especial de Gabriel Rau

06 de outubro

8h00 às 16h00 - Apresentação Lítero-musical - Carlos Navas - Vinicius pra crianças

18h30 - Lançamento Livro: “Muito além de Cinderela” de Tatiana Souza

18h30 - Auditório - Lançamento de livros: “Texto” de Nelyse Salzedas e Rivaldo Paccola e “De Gotinha em Gotinha Somos Felizes” de Julinho sertão, Eduardo Santhana, Claudia Santana e Jane Duboc

19h00 - Auditório - Palestra para professores com Jean Gatfunkel (com certificado)

20h00 - Auditório - Show Rafael Altério

07 de outubro

8h00 - Apresentação Julinho Sertão - Visitação às Livrarias

9h00 - Palestra com Thiago Camargo

10h00 – Palestra com Thiago Camargo

11h00 - Apresentação Julinho Sertão - Visitação às Livrarias

13h00 - Apresentação Julinho Sertão - Visitação às Livrarias

14h00 - Palestra Edmilson Eufrásio

15h00 - Palestra Edmilson Eufrásio

16h00 - Apresentação Lítero-musical - Contação de História

18h30 – Lançamento de livros: “O Prosaico é o Insólito – Uma História de Amor e Medo” de Silvia Aparecida Pereira e “Edmilson Eufrásio Um Poeta Neorromantico Pós-Moderno” de Eduardo Jablonski

19h00 - Auditório - Palestra e Lançamento de Livro dos 50 anos do clube da esquina para professores com Andréia Stanislau (Clube da Esquina) (com certificado)

20h00 - Auditório - Show 50 anos Clube da Esquina

08 de outubro

9h00 - Projeto Lê no Ninho

10h00 às 13h00 - Visitação às Livrarias

14h00 - Projeto Bairro Feliz

15h00 - Sarau de Cenas com a direção de Rodolfo Braga e Sabrina L. Burato

16h00 - Cristiano Taioque - Xilogravuras - Cordel

20h00 - Auditório - Show com Izabel Filardis

09 de outubro

9h00 às 13h00 - Visitação às Livrarias - Planetário – Expedição Planeta

14h00 - Projeto Bairro Feliz - Planetário – Expedição Planeta

15h00 - Oficinas de Máscara com Antônio Marcos

16h00 - Teatro de Bonecos

20h00 - Auditório - Encontro de Corais:

- Coral da Unimed de Lençóis Paulista, regente Maurilio Radichi

- Coral Vicente Themudo Lessa, regente Célia Bianchini

- Coral Zillo Lorenzetti, regentes Izabel Lorenzetti e Célia Bianchini

Contato para a imprensa

Ativa Comunicação Integrada

Eduardo Magalhães - (14) 99626-3162 – eduardo@ativacom.net

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lençóis Paulista

Vitor Godinho - (14) 98123-6242 – imprensa@lencoispaulista.sp.gov.br

 

notícias relacionadas

Tags: festival, integrado, literatura, lençóis, paulista, volta, receber, público, edição, deste.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo