Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Vacinação contra Meningo C para profissionais de saúde começa hoje
26/09/2022 15h30

Vacinação contra Meningo C para profissionais de saúde começa hoje

Segunda dose pode ser aplicada caso haja comprovação da primeira e de um intervalo de 4 semanas entre elas.

omeçou hoje, segunda-feira, 26 de setembro, a vacinação contra o meningo C para os profissionais que trabalham na área da saúde de Lençóis Paulista. A medida visa proteger este grupo e evitar surtos da doença meningocócica (DM) causados pelo sorogrupo (C).

Nas unidades de saúde ESF do Jardim Nações, Cruzeiro, Monte, Caju e na sala de vacina do Ambulatório de Especialidades, a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Nas demais unidades a vacinação funciona, das 8h30 às 11h, e das 13h30 às 16h30. A vacinação noturna acontece no ESF Monte Azul, das 17h às 22h.

A recomendação é vacinar todos os trabalhadores da saúde, mesmo aqueles que tenham comprovação de dose anterior desde que tenha intervalo de 4 semanas, com esquema de uma dose, até fevereiro de 2023.

A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

Os trabalhadores da Saúde: são aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde –como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas.