Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos das escolas Lina Bosi e Monteiro Lobato participam de projeto Cápsula do Tempo
21/09/2022 10h05

A cápsula do tempo será aberta daqui a dez anos e os participantes serão convidados para retornar à escola para participar deste momento.

O prefeito Anderson Prado e o secretário de Educação, Railson Rodrigues, participaram nesta segunda-feira, 19, nas escolas Lina Bosi Canova e Monteiro Lobato, do projeto Cápsula do Tempo. Solicitado pelo prefeito Anderson Prado, a fim de transferir o enfrentamento da Covid-19 às futuras gerações, o projeto foi desenvolvido pela Secretaria da Educação e vai envolver durante este mês, alunos da Educação Infantil (Etapa II) e do Fundamental 1 (1º ano) e do fundamental 2 (6º ano) das escolas da Rede Municipal. Os pedidos serão revelados apenas em 2032.

“Com os desafios vividos no isolamento, por conta da pandemia, essa antiga tradição será um caminho para reunir as experiências da pandemia e guardá-las para o futuro”, explicou a assistente técnica da Secretaria de Educação, Minéia Canovas Sanches Simon Alves, responsável pelo desenvolvimento do projeto junto aos gestores das escolas da Rede Municipal.

A cápsula do tempo contém atividades desenvolvidas pelas crianças, incluindo registros/relatos escritos, desenhos e fotos que serão armazenados em um recipiente e enterrado na escola. Os pais foram convidados para auxiliar os filhos na elaboração dos registros, relatos e depoimentos. A cápsula do tempo será aberta daqui a dez anos. Os participantes serão convidados para retornar à escola para participar deste momento.

“Estou muito contente com a ideia da cápsula do tempo. É uma experiência incrível. Porque vocês (crianças) depois de dez anos, vão vivenciar novas experiências na vida de cada um de vocês. Vocês vão poder contar daqui um tempo para a sua família, para as pessoas que verem, as pessoas que vocês conhecerem quando vocês voltarem pra escola pra desenterrar essa cápsula. Agradeço toda a equipe da escola, as professoras, os funcionários que viabilizaram para que a gente pudesse ter a tranquilidade e organizasse essa cerimônia”, destacou o secretário de Educação, Railson Rodrigues.

O prefeito Anderson Prado agradeceu o empenho de todas as escolas e da Secretaria de Educação para viabilizar e executar o projeto. “Agradeço a todas as escolas. E basicamente e verdadeiramente, agradeço profundamente aos servidores públicos que estão trabalhando, seja na sala de aula, seja na cozinha, seja limpando o banheiro, porque sem as escolas nós nada seríamos. Então, muito obrigado aos servidores, por esse momento, por vocês terem acolhido esse pedido. A cápsula do tempo não é nenhuma novidade para as escolas, mas é muito importante. Isso é muito importante porque a gente dialoga com o futuro. Eu sei que vocês estão aqui, num dia diferente hoje. Quando essa escola chamar vocês para desenterrar a cápsula venham, venham com a família, venham ver os professores, venham ver o que vocês escreveram aqui, porque isso daqui é um pedaço do nosso hoje que a gente vai abrir daqui dez anos. Um beijo no coração de vocês, que Deus proteja e abençoe sempre”.