Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 16 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Xadrez lençoense ganha escola
14/09/2022 16h22

Xadrez lençoense ganha escola

Ato realizado nesta quarta-feira, 14, marcou entrega das instalações da Escola Lençoense de Xadrez

O prefeito Anderson Prado participou na manhã desta quarta-feira, 14, de ato para a formalização da entrega das instalações da Escola Lençoense de Xadrez Antonio Borcat. O espaço presta uma homenagem ao professor, engenheiro e enxadrista Antonio Borcat, grande entusiasta do esporte. “O xadrez envolve a mente, a alma da pessoa. Então eu tenho certeza que de onde ele está, ele está muito feliz de saber que os amigos fizeram isso, que a cidade reconhece todo o trabalho, todo o empenho que ele teve, que como foi bem narrada na biografia, ele jogou xadrez desde quando ele começou até o fim da vida, inclusive o tempo que ele ficou doente, era o refúgio dele. Receber essa dádiva assim nessa semana pra nós foi muito, muito feliz, muito reconfortante. A gente só tem a agradecer por nós, por ele e parabenizar a cidade. Saber que o município se preocupa com esse tipo de situação que só traz benefícios para nós. Minhas palavras não vão suprir o que o meu coração sente nesse momento. Muito obrigado”, discursou a filha do homenageado Juliana Cristina Borcat Sveidic.

“Desde 2017, o prefeito nos deu uma tarefa que era pulverizar o esporte. Crescer o esporte não só uma ou outra modalidade, mas incentivar as diversas modalidades esportivas. Uma dos pedidos que recebemos é que o xadrez esteja dentro das escolas. Isso inclusive faz parte do nosso plano de governo que o xadrez esteja dentro das escolas. Que o xadrez faça parte não apenas da questão esportiva, mas faça parte da formação das nossas crianças, que faça parte daquilo que ela vai construir para o seu futuro, do seu desenvolvimento cognitivo, tudo aquilo que a gente sabe que o xadrez propicia. Depois de muita batalha, muitas tratativas e o trabalho para identificar um bom local, conseguimos chegar a uma estrutura adequada. A gente fica muito feliz e agradecido por vocês (familiares) nos emprestarem esse nome, deixarem nós criarmos a primeira escola de xadrez. Com certeza hoje ele (Antonio Borcat) deve estar muito feliz vendo lá em cima que aquilo que ele plantou lá atrás hoje começa a ter frutos”, pontuou o secretário de Esportes e Recreação, Raphael Carlos Perantoni Blanco.

“Tenho certeza que aqui será um celeiro de grandes talentos”

O prefeito Anderson Prado lembrou que “Geralmente nos fazemos grandes inaugurações em prédios, em próprios públicos que são definitivos. Não é o que está acontecendo aqui. Hoje nós estamos, aqui juntos, para plantar uma semente, daquilo que esta escola pode se tornar. Na verdade é mais que plantar uma semente. A semente já foi plantada por todas as equipes, por todos os competidores, do senhor Borcat até a Liara esta semente já foi plantada. Eu acredito em construção, tudo é construção para que amanhã a gente possa ser melhor. Eu acredito muito em parcerias, em leis de incentivo, em criação de associações. Tudo fica maior quando a sociedade abraça as causas. Acabei de sancionar um projeto de lei que vai dar condição para que atletas em Lençóis Paulista tenham mais recursos para competições. Isso é mais histórico de tudo o que a gente já fez de leis de incentivo na história da Prefeitura. Temos avançado muito nos esportes. Apesar de todas as limitações, apesar do enfrentamento de pandemia, o esporte nunca foi tão celebrado, tão fomentado, tão vivido e tão intenso quanto nesses anos que a gente trabalha pelo esporte. Quando a gente monta uma escolinha, a gente já está construindo um campeão. Quando eu fomento o esporte, é porque eu quero fomentar a saúde, porque eu quero fomentar a qualidade de vida, porque eu quero fomentar o turismo esportivo. Fico muito de feliz de aqui, inaugurar neste local uma escola de xadrez. Esta escola faz uma justa homenagem ao Borcat. Grande abraço, que Deus abençoe e proteja sempre. Tenho certeza que aqui, será um celeiro de grandes talentos. Beijo no coração de todos”.Além do prefeito Anderson Prado e do secretário de Esportes e Recreação, Raphael Carlos Perantoni Blanco, o ato contou com a presença da esposa e filha do homenageado, Rosely Corrêa de lima Borcat e Juliana Cristina Borcat Sveidic, do enxadrista e técnico da modalidade, Rodrigo Vieira Sandrini, dos coordenadores da Secretaria de Esportes, Felipe Pereira Quintilhano e Adolfo Luiz de Moura Martini, da bolsista da secretaria de Esporres, Rebeca Marti Velozo e dos enxadristas José Sydnei Garcia de Carvalho, Fábio Luis Eto, Liara Blanco Silva, Denis Batista, Eduardo de Almeida Silva e sua esposa Rosemeire Luvizutto Blanco Silva e dos jornalistas Elton Laud e Rafaela Damasceno.

Biografia

Antonio Borcat nasceu em Lençóis Paulista, no dia 13 de maio de 1958, filho de Waldomiro Borcat e de Guiomar Fortunata Coneglian Borcat. Estudou e passou toda a sua infância e adolescência em Lençóis Paulista, onde fez muitos amigos.Antonio Borcat, mais conhecido como Borcat, aprendeu a jogar xadrez na adolescência, e desde então tornou-se um apaixonado e grande entusiasta do esporte, começando a participar de vários campeonatos, onde conquistou diversos troféus e medalhas. Ainda jovem, com 19 anos, ingressou na faculdade de engenharia civil da Fundação Educacional de Barretos, motivo pelo qual morou naquela cidade por 6 anos, onde se formou, e em 1983, retornou a Lençóis Paulista.Em 1981, conheceu Rosely, com a qual se casou no dia 9 de julho de 1983 e teve dois filhos, Juliana e Rodrigo, que também se apaixonaram pelo xadrez e foram envolvidos no esporte por muitos anos, vindo também a participar de vários campeonatos e conquistar diversas premiações através do incentivo do pai.

Quando retornou a Lençóis Paulista, Borcat abriu seu próprio escritório de engenharia e passou a lecionar matemática no Colégio Francisco Garrido, e no ano de 1990, foi surpreendido com um convite de seu colega Afonso Placca Filho para lecionar Xadrez neste mesmo colégio, o que foi uma grande alegria. Desta feita, Antonio Borcat lecionou Xadrez no Colégio Francisco Garrido até o fim de sua vida, onde conquistou uma legião de alunos e alunas com seu jeito alegre e leve de ser, incentivando diversos deles a pegarem o gosto pelo esporte, levando estes a diversas competições.

No ano de 1997 Borcat também formou-se em Direito na antiga Faculdade Fadisc, de São Carlos-SP. Desde que conheceu o xadrez em sua adolescência Borcat nunca mais abandonou o esporte, ser enxadrista fazia parte do seu estilo de vida, dar aulas de xadrez era uma felicidade intensa, que se tornava ainda mais forte com cada conquista de seus alunos. Borcat faleceu em 12 de setembro de 2002 e deixou muitas saudades, mas seu legado como enxadrista e professor de xadrez fez história e conquistou diversas pessoas, e nos deixa a lição de que a vida é mais leve e alegre de ser vivida, quando trabalhamos com amor e temos um hobby que nos leva a grandes aprendizados, assim, a todos os enxadristas, resta a mensagem de perseguirem sempre suas conquistas, com a sabedoria que haverá dias de vitórias e de derrotas, mas que a melhor parte é sempre a trajetória.

Serviço

Escola Lençoense de Xadrez, localizada na Rua Treze de Maio, 852, centro, funciona às terças, quartas e sextas-feiras, das 19h às 21h. Interessados em participar das atividades já podem procurar a Escola ou entrar em contato com o técnico Rodrigo Vieira Sandrini pelo telefone 14 99856-5424 (whatsapp).

 

notícias relacionadas

Tags: xadrez, lençoense, ganha, escola.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo