Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
14/09/2022 10h41

Saúde promove ações pelo Setembro Amarelo

Ações movimentam o mês de setembro na Secretaria de Saúde

Orientações sobre os comportamentos e doenças que podem levar ao suicídio, sobre como pedir ajuda, caixas e murais de mensagens e até encenações teatrais na sala de espera dos postos de saúde. As equipes do CAPS I, Estratégias de Saúde da Família e Unidades Básicas aderiram com comprometimento ao Setembro Amarelo – campanha de prevenção ao suicídio. Durante todo o mês de setembro as unidades estão enfeitadas e realizando atividades e valorização à vida.

As ações acontecem com o propósito de ensinar que ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar comportamentos que podem indicar tendências para o suicídio, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para auxiliar e demonstrar empatia, mas principalmente, orientando a pessoa a procurar o serviço de sáude, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

A Secretaria Municipal de Saúde também realizou palestra o tema “Prevenção ao Suicídio”, na última sexta-feira, 9 de setembro, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, com o médico e professor José Manoel Bertolote, da Unesp/Botucatu. Um dos pontos apresentados pelo palestrante foi a capacitação da Atenção Básica, através do matriciamento.

O Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha! O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade, sendo tratado como uma questão de saúde pública, atualmente.

É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe.