Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Cerimônia marca 35 anos de fundação da Escola Yvonne Conti Capoani
14/09/2022 08h44

Cerimônia marca 35 anos de fundação da Escola Yvonne Conti Capoani

Alunos da Escola Yvonne Conti durante a cerimônia realizada no dia sábado, 10

Uma das mais tradicionais escolas de Lençóis Paulista está em festa. Fundada no dia 7 de setembro de 1987, a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Yvonne Conti Capoani (Núcleo Habitacional Luiz Zillo), completou 35 anos com uma cerimônia realizada no sábado, 10. O evento contou com a presença do secretário de Educação, Railson Rodrigues, que representou o prefeito Anderson Prado, integrantes da equipe pedagógica da Secretaria de Educação, alunos, professores, servidores, ex-alunos, ex-servidores e a comunidade. Após a execução dos Hinos e de pronunciamentos das autoridades, os convidados acompanharam as apresentações culturais preparadas para marcar a data. Um vídeo, em homenagem ao aniversário da escola, também foi exibido durante o evento.

A Fanfarra da Escola Professora Maria Zélia Camargo Prandini, sob a regência do professor Rodrigo Américo de Oliveira, e o Grupo de Ginástica Rítmica das Escolas Professora Idalina Canova de Barros e Professora Lina Bosi Canova, com a coordenação da professora Izabel Zacharias, também se apresentaram. Encerrando a cerimônia, os alunos da escola interpretaram a música Tempo de Alegria (Ivete Sangalo). “Fizemos uma investigação sobre a patronesse da escola, e uma pessoa muito importante neste processo foi sua filha, Maria Marta Capoani Garcia, que nos passou muitos arquivos, muitas informações. E foi assim que resgatamos vínculos perdidos, conhecemos pessoas e descobrimos muitas coisas. A decoração da nossa escola neste dia, está toda em verde e amarelo, mas não é por acaso, a nossa escola foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1987, dia da Independência, resgatando o momento de sua inauguração. Temos na entrada um mural de fotos com muitas lembranças. Todos os itens do cantinho da dona Yvonne foram doados pela Maria Marta”, celebrou a diretora da escola, Milena Bueno, na abertura da cerimônia. Um dos itens da exposição é o diploma original do magistério da professora Yvonne Conti Capoani, datado de 1936. Cópias de documentos pessoais da patronesse, placas de homenagens recebidas pela educadora, fotos da inauguração e momentos com a presença da patronesse também puderam ser vistas na exposição.

Construção coletiva: escola, família e sociedade

O secretário de Educação, Railson Rodrigues, destacou a data, ressaltando a importância dos pais, da escola e da comunidade na construção coletiva de uma sociedade melhor. “Precisamos celebrar bons momentos. Fico muito feliz em chegar e ver as famílias aqui, porque as famílias são base da vida dessas crianças. Agradeço e parabenizo pelos familiares se fazerem presentes em momentos como esses para as crianças. Esta escola é parte da vida de nossa comunidade, é parte do que vai fazer as próximas gerações melhores que a nossa, porque vivemos para isso, para que as futuras gerações nos superem e façam parte de um mundo melhor, e a escola é a base disso. A Escola Yvonne Conti Capoani tem um significado especial, são 35 anos que devem ser celebrados, 35 anos que mostram pra gente que o cuidado com a escola é uma construção coletiva, e se a escola está bonita, funcional e conservada em todo esse tempo, é fruto do empenho de muitas pessoas e gerações”, discursou o secretário durante a cerimônia.