Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Projeto 'Reminiscências' resgata biografia de patronos de escolas e creches
12/09/2022 13h43

Projeto 'Reminiscências' resgata biografia de patronos de escolas e creches

O secretário Railson Rodrigues e o assistente técnico Drausio Romani

A Secretaria de Educação iniciou um levantamento sobre a biografia de patronos e patronesses de escolas e creches da rede municipal de ensino. O projeto foi intitulado “Reminiscências” e está sendo realizado por Drausio Romani, assistente técnico administrativo. O objetivo é montar um acervo, com textos e fotografias, completo e atualizado, sobre as pessoas que emprestam seus nomes às unidades de ensino e demonstrar como suas vidas impactaram a comunidade. São mais de trinta personalidades pesquisadas. Posteriormente, o projeto poderá ser compilado em um livro.

“Um dos significados da palavra reminiscência é 'aquilo que se conserva na memória'. Algumas unidades escolares, como a escola Esperança de Oliveira, que é centenária, representam o patrimônio histórico-cultural de nossa cidade e merecem ter a história de seus patronos resgatadas. Além disso, é uma oportunidade de criarmos essa biografia, que em muitas escolas não existe. Há ainda a possibilidade de trabalhar esses nomes dentro da própria unidade, despertar a curiosidade dos alunos para contextualizar e proporcionar conhecimento histórico. A história está em tudo, e conhecê-la é essencial para melhorarmos o presente”, explica o secretário de Educação, Railson Rodrigues.

Drausio conta que já está entrando em contato com as famílias dos patronos para fazer o levantamento de dados. “Nesse processo, é muito importante a colaboração dos familiares. Estamos fazendo um trabalho sério e comprometido e pedimos que as pessoas compartilhem conosco as informações que possuem. Por fim, acredito que é um projeto muito bonito. Muitas dessas pessoas se dedicaram por anos à educação e suas trajetórias, muitas vezes, se misturam com a história da unidade que representam”, avalia Drausio.