Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente trabalha ação educativa da diretiva uso do solo
05/09/2022 16h39

Meio Ambiente trabalha ação educativa da diretiva uso do solo

Colaboradores e seus filhos aprenderam a importância do uso correto do solo

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promoveu mais uma ação ambiental em cumprimento a proposta da diretiva "Uso do Solo", do Programa Município Verde Azul, dentro do ciclo ambiental vigente 2022/2023. A ação foi viabilizada por meio da parceria com a Agrícola Ouro Verde, que atua na produção agrícola da cultura da cana-de-açúcar, com foco no tema "Fragilidades e Potencialidades do Uso do Solo".

Durante o evento organizado pela empresa, com apoio da Focus - gestão ocupacional sustentável, foi realizada inicialmente uma palestra para os colaboradores e seus filhos sobre a importância do solo, principalmente para a produção de alimentos e acesso à água, tão essencial para a produção agrícola. Foi exposto o processo de formação do solo ao longo de bilhões de anos com seus perfis e horizontes, o mapa pedológico do Brasil e do Estado de São Paulo. Os participantes aprenderam sobre a predominância do Latossolo em 39% do território nacional: tipo de solo argiloso, homogêneo, rico em óxido de ferro e alumínio, presente em todos os biomas brasileiros, inclusive no território de Lençóis Paulista e região.

A abordagem também expôs boas práticas, como por exemplo, a exploração minerária sustentável, proteção de matas ciliares, rotação de culturas, implantação de SAF - Sistemas Agroflorestais, forração e adubação verde para conservação das áreas de plantios e as fragilidades, como assoreamentos, erosões, deslizamento, ocupação irregular, contaminação pelo descarte irregular de lixo e resíduos diversos, manejo inadequado de agrotóxicos, entre outros. Momento muito rico para promoção da educação ambiental e da informação sobre a importância do solo com público de interesse, já que lidam com as atividades agrícolas na região.

Ao final a empresa organizou também o plantio de mudas na margem do Córrego Areia Branca, um dos afluentes diretos do Rio Lençóis, como uma ação prática. Trabalhar esta temática com proprietários e trabalhadores agrícolas e seus familiares é uma proposta que precisa ser realizada de forma contínua. Também envolve o atendimento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas).