Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
01/09/2022 08h14

Comdema realiza 163ª reunião ordinária

Última reunião do COMDEMA foi no dia 30 de agosto

Na terça-feira, 30, foi realizada a reunião mensal do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). O encontro aconteceu no Centro Municipal de Formação Profissional.

Como principal pauta da reunião foram discutidos os estudos apresentados pela Câmara Técnica de Drenagem Urbana, sobre as condições de áreas permeáveis, com referência à taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento e medida de outorga onerosa para imóveis urbanos. Esse estudo tem importância fundamental para o desenvolvimento sustentável e refere-se às condições de permeabilidade de águas pluviais no solo e recarga de aquíferos subterrâneos em contraposição ao escoamento superficial e riscos de alagamentos e enchentes. O estudo tem como base o zoneamento urbano, estabelecido pelo Plano Diretor do município. Na reunião também foram avaliados alguns casos específicos sobre arborização urbana.

Participaram da reunião, representando órgãos públicos, a atual presidente, Milena Guirado Coneglian (SAAE); Helton Damacena de Souza, como secretário-executivo do Conselho; Fábio José Esguícero, pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e também Antonio Severo Santos Filho e Eduardo de Almeida Silva, pelo Poder Legislativo. Representando a sociedade civil, participaram Henrique de Oliveira Lima, profissionais liberais; Luiz Carlos Ribeiro Gallego, clubes de serviço (Rotary); Wagner Flausino Lopes, associação de bairros (Jardim Primavera); e Diusaleia Oliver, entidades do 3º setor (APAE).

As reuniões mensais ocorrem geralmente na última terça-feira de cada mês. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (14) 3269-7054.