Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Por erro de arbitragem em disputa de pênaltis, Série A do Amador 2022 terá dois campeões
31/08/2022 13h51

Equipe do Unidos do Júlio Ferrari será declarada campeã ao lado do União Primavera no Amador da Série A

A Secretaria de Esportes e Recreação anunciou nesta quarta, 31, que as equipes do União Primavera e Unidos Júlio Ferrari, que decidiram o título da temporada 2022 do Amador da Série A, serão declarados campeões. Na decisão de domingo, o jogo terminou empatado no tempo normal em 2 a 2. Com o empate, a decisão foi para a cobrança de penalidades. Por um erro na contagem dos pênaltis, a arbitragem encerrou o jogo, sem a cobrança de todos os pênaltis. O fato (erro na contagem da cobrança de pênaltis) foi observado três horas depois, quando o vídeo de transmissão foi assistido pelas equipes. A Secretaria de Esportes entrou em contato com o árbitro responsável pela final, que reconheceu o erro na contagem das cobranças. Em seguida, a Secretaria de Esportes convocou os representantes das duas equipes, para uma reunião realizada nesta segunda-feira, 29. Durante o encontro, a Secretaria informou que o árbitro reconheceu o erro e que vai enviar uma correspondência apresentando desculpas pelo erro.

A Secretaria de Esportes propôs então, que o título fosse dividido entre as duas equipes, Unidos do Júlio Ferrari e União Primavera. As duas equipes, em comum acordo, aceitaram a sugestão proposta pela Secretaria de Esportes. A Secretaria vai providenciar a compra de outro troféu e medalhas, que serão entregues aos dirigentes do Unidos do Júlio Ferrari, em sua sede, em data agendada para os próximos dias.O secretário de Esportes, Raphael Blanco, também informou que a empresa contratada pela Secretaria, e responsável pela arbitragem do campeonato foi notificada. Os assistentes e bandeirinhas que atuaram na final, também estão suspensos e não poderão atuar nos próximos jogos de campeonatos organizados e promovidos pela Secretaria de Esportes.

“Realizamos um grande campeonato, e na final o Estádio Eugênio Paccola estava cheio. Contratamos um árbitro com experiência, integrante dos quadros da CBF e da Federação Paulista. A Secretaria de Esportes realizou um planejamento minucioso para realizar mais um grande evento esportivo, mas como pessoas, estamos suscetíveis aos erros. Lamentamos este fato, mas reforçamos o compromisso da Secretaria de Esportes em sempre realizar grandes eventos esportivos, em qualquer modalidade esportiva”, completou o secretário Raphael Blanco.

Jurisprudência

A declaração de duas equipes campeãs não é inédita. A Secretaria de Esportes utilizou como parâmetro, para propor a divisão do título entre Júlio Ferrari e Primavera, a decisão do Campeonato Paulista de 1973. No dia 26 de agosto de 1973, Santos e Portuguesa, com um público de 116 mil torcedores no Morumbi, decidiam o título do Campeonato Paulista. Por um erro do árbitro Armando Marques na contagem dos pênaltis cobrados, a Federação Paulista de Futebol (FPF) informou posteriormente, que Santos e Portuguesa, foram declarados os campeões naquele ano.