Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / COMUNICADO SAAE
26/08/2022 16h10

COMUNICADO SAAE

Em relação à reportagem exibida ontem pela TV TEM, sobre cidades que supostamente têm contaminação da água tratada, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) informa que a água tratada pela autarquia é de boa qualidade e que não apresenta as substâncias citadas pela reportagem acima do permitido. O SAAE informa ainda que são realizadas constantes medições da qualidade da água, conforme relatórios que podem ser consultados no próprio site da autarquia: http://saaelp.sp.gov.br/documentos/

A autarquia informa ainda que a reportagem foi feita com base na divulgação do Mapa da Água, documento publicado pelo site Repórter Brasil em 2021, que usou dados do Siságua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde, dados lançados entre 2018 e 2020. Esse sistema é abastecido pelos próprios órgãos que realizam o tratamento da água, com base em relatórios de potabilidade obrigatórios feitos por eles.

No caso de Lençóis Paulista, e também de outras cidades, o problema ocorreu por conta de um lançamento incorreto de informações no Siságua. A quantidade de uma substância foi lançada pelo SAAE em µg/L e o exigido pelo Sisagua era em mg/L, o que ocasionou um ‘falso positivo’ para aquela substância. A falha só foi notada após a publicação do Mapa da Água, que em seguida foi corrigida no Siságua. O SAAE também enviou e-mail para o site Repórter Brasil informando o problema com os referidos relatórios anexos que comprovam a potabilidade (qualidade) da água.

O SAAE reforça o compromisso de fornecimento de água potável de qualidade para toda população de Lençóis Paulista.