Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis é a 25ª colocada entre as 5.568 cidades brasileiras no ranking de Desenvolvimento Sustentável da ONU
25/08/2022 11h17

Lençóis aparece em ranking da ONU entre as cidades brasileiras que mais desenvolvem políticas de desenvolvimento sustentável

Lençóis Paulista é a 25ª colocada entre as 5.568 cidades brasileiras, e o melhor classificado entre os municípios da microrregião de Bauru, no ranking de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que mede o progresso das cidades no cumprimento de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O ranking é elaborado através da avaliação de políticas e iniciativas que têm como objetivo a erradicação da pobreza, as melhorias das condições de saúde e bem-estar, qualidade na educação pública, qualidade da água, infraestrutura urbana, industrialização, entre outros (veja relação completa dos ODSs abaixo). As cidades estão classificadas pela pontuação final. Esta pontuação mede o progresso total das cidades para a realização de todos os 17 ODS.

Lençóis Paulista teve pontuação de 62,45. A primeira colocada no ranking brasileiro, São Caetano do Sul, aparece com 65,62 de pontuação. As cidades melhores colocadas no ranking, incluindo Lençóis Paulista, tiveram uma avaliação classificada como “Muito Alto” em pelo menos três ODS. As avaliações “Muito Alto” para Lençóis Paulista foram nos ODS: 7: Energia limpa e acessível, 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura e 14: Vida na água. Dentre as 100 cidades brasileiras melhores colocadas no ranking, 84 são municípios paulistas.

“Nós ficamos muito felizes em ter mais um ranking, de reconhecimento internacional, que coloca Lençóis Paulista como uma cidade que se destaca como modelo de desenvolvimento sustentável. Não canso de dizer que Lençóis Paulista é a cidade do futuro. É uma satisfação saber que recebemos nossas melhores avaliações nos objetivos Indústria, Inovação e Infraestrutura, Vida na água e Energia Limpa, haja vista os investimentos que foram realizados para a capacitação profissional e para o desenvolvimento econômico de nossa cidade, por meio do empreendedorismo, e claro, para a preservação da água e abastecimento de qualidade para a população, visando sempre a sustentabilidade. O ranking também nos orienta para os objetivos que ainda precisamos aprimorar”, avalia o prefeito Anderson Prado.

METODOLOGIA

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR) faz parte de uma série de relatórios produzidos pela Sustainable Development Solutions Network (SDSN) para acompanhar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos países-membros da ONU, como o Brasil.

O índice tem como objetivo estabelecer os ODS como ferramenta útil e efetiva para a gestão pública e a ação política nos municípios brasileiros. O monitoramento de indicadores permite guiar as prioridades dos governos locais de acordo com os desafios identificados a partir da análise de dados.

Os indicadores são provenientes de diversas fontes nacionais, como por exemplo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), ou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Confira os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

ODS 1: Erradicação da pobreza

ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável

ODS 3: Saúde e bem-estar