Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista é TOP 5 entre os 645 municípios paulistas no selo Município Verde Azul; cidade conquistou 1° lugar na Bacia Tietê Jacaré, com o Troféu Franco Montoro
24/08/2022 14h52

Lençóis Paulista é TOP 5 entre os 645 municípios paulistas no selo Município Verde Azul; cidade conquistou 1° lugar na Bacia Tietê-Jacaré, com o Troféu Franco Montoro

Certificação e troféus foram entregues nesta quarta-feira, em São Paulo

Lençóis Paulista ficou em 5º lugar no ranking estadual do Programa Município Verde Azul – ciclo 2021, divulgado nesta quarta-feira 24. É a melhor colocação da cidade desde que passou a ser certificada com o selo, em 2013. Além disso, Lençóis também ficou com a primeira colocação no ranking dos municípios que compõem o Comitê da Bacia Tietê-Jacaré, composta por 34 cidades, e recebeu o troféu Franco Montoro pelo desempenho. A cerimônia de certificação também aconteceu nesta quarta-feira, na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Estiveram presentes ao evento o prefeito Anderson Prado, o Interlocutor do PMVA em Lençóis, Helton Damacena de Souza e o coordenador de Segurança Pública, Rezino Pereira dos Santos Filho.

“Estamos em São Paulo para a classificação e certificação do selo Município Verde Azul. É importante dizer que atingimos a nossa melhor colocação histórica. Conquistamos o quinto lugar dentre os 645 municípios do Estado. É a quinta cidade desse programa maravilhoso. E mais que isso, por mais um ano, desde 2013, também recebemos o troféu Franco Montoro que é destinado para as cidades que ficam nas melhores colocações em suas respectivas Bacias Hidrográficas. Além de sermos o quinto no Estado, somos o primeiro lugar na Bacia Tietê-Jacaré. Essa conquista não é de um prefeito, de uma Prefeitura, de uma Secretaria. É uma conquista do povo lençoense, da brava gente lençoense. Eu quero cumprimentar o nosso secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre. E quero agradecer a todos os servidores públicos envolvidos nessa conquista, que como eu digo, é uma conquista do nosso povo”, destacou o prefeito Anderson Prado.

O programa avalia as políticas ambientais das cidades paulistas. O ranking apresenta todos os 645 municípios paulistas, mas são certificados os 100 municípios com nota igual ou superior a 80 (em escala de 0 a 100 pontos). Lençóis Paulista alcançou a nota 94,62 pontos.

Em Lençóis Paulista, o trabalho é conduzido pelo interlocutor Helton Damacena de Souza, do suplente Fábio José Esguícero, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio das demais secretarias municipais e autarquias, e buscando parcerias com a iniciativa privada. Em 2021, a Secretaria Estadual estabeleceu que os ciclos do PMVA passsam a ser bianuais, sendo a próxima certificação divulgada em 2023.

“O segredo é continuidade. Isso sempre é o mais importante para seguirmos trabalhando em prol do nosso Meio Ambiente. Sou interlocutor do programa desde 2008, quando ingressei na Secretaria de Meio Ambiente, sempre buscando capacitação, produzindo os relatórios, e tendo apoio dos servidores da minha Pasta e das demais secretarias, do SAAE, do CMFP, de todo mundo que sabe a importância desse resultado. Receber esse reconhecimento, por meio da colocação no ranking, é um estímulo para continuarmos trabalhando e buscando sempre mais. Parabéns a todos”, agradeceu o interlocutor Helton Damacena de Souza.