Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Servidores que integram a Comissão Gestora da Agenda Ambiental na Administração Pública participam de capacitação
19/08/2022 11h14

Capacitação envolve servidores de todas as secretarias

Os servidores que integram a Comissão Gestora da Agenda Ambiental na Administração Pública participaram de uma capacitação nesta terça-feira, 16. O encontro aconteceu no Espaço Cultural Cidade do Livro. O curso foi ministrado pela consultora de Meio Ambiente da ONU, Patrícia Fasano e do consultor ambiental Allan Oliveira Tácito.

A Comissão Gestora foi criada em julho, através do decreto executivo 532/2022, e regulamenta a adesão de Lençóis Paulista à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular as instituições públicas do país a implementarem práticas de sustentabilidade, e também atendendo critérios do Programa Município Verde Azul, do governo do Estado.

Participam da Comissão, representantes de todas as secretarias municipais. A proposta é que eles sejam capacitados como multiplicadores para o uso racional dos recursos nas rotinas administrativas. “A ideia é que os servidores transmitam esses objetivos da agenda ambiental para todos os servidores do setor, e que isso ocorra de forma contínua”, explicou Patrícia.

A capacitação trabalhou seis eixos a serem desenvolvidos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas sustentáveis; e construções sustentávies. Essas iniciativas também atendem aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas.

O curso apresentou aos servidores que integram a comissão o impacto de medidas que podem ser aplicadas de forma imediata, sendo que algumas delas já são adotadas nos setores públicos, como a substituição de copos de plástico por canecas e garrafas de uso pessoal, a adoção do sistema de impressão frente e verso e reaproveitamento do papel, separação e destino adequado do lixo produzido pelas repartições. Os servidores ainda vão realizar avaliações e diagnósticos para o estabelecimento de rotinas mais sustentáveis, bem como ações que requerem planejamento a médio e longo prazo.