Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeito recebe membros da Academia de Letras de Lençóis Paulista
19/08/2022 09h26

Prefeito recebe membros da Academia de Letras de Lençóis Paulista

Prefeito Prado e o secretário Marcelo Maganha durante encontro com os membros da ALELP

O prefeito Anderson Prado recebeu na segunda-feira, 15, membros da recém-criada Academia de Letras de Lençóis Paulista (ALELP). O maestro e secretário de Cultura, Marcelo Maganha e os membros da diretoria eleita, José Avelino Placca (presidente), Elton Laud (vice-presidente), Amanda Madóglio (secretária-geral) e Gabriel Cochi (tesoureiro), participaram do encontro. “Não tenho palavras para expressar a honra e a emoção que é acompanhar o surgimento da Academia de Letras de Lençóis Paulista, cumprindo a nossa vocação para as artes, em especial à literatura e à poesia, e reforçando a representatividade a quem se dedica aos gêneros literários e incentivando ainda mais a escrita. São visitas frequentes em meu Gabinete os escritores lençoenses, que imprimem seu talento nas páginas de livros, muitas vezes custeados do próprio bolso. Parabenizo estas pessoas que finalmente dão vida a este sonho”, agradeceu o prefeito Anderson Prado.

“Continuamos apoiando e fomentando as ações e projetos voltados para a área de escrita e leitura em Lençóis Paulista. Através do edital elaborado pela Secretaria de Cultura, com recursos da Lei Aldir Blanc, viabilizamos o lançamento de livros produzidos por autores lençoenses. Ampliamos o Festival do Livro por meio do Festival Literário que neste ano, mais uma vez, terá uma programação especial”, pontuou o secretário de Cultura, Marcelo Maganha.

Criada no dia 27 de julho, por meio de assembleia geral, a ALELP tem como escopo principal o cultivo, a promoção, a preservação e a divulgação da língua portuguesa e da literatura brasileira. O Estatuto Social, aprovado durante a Assembleia, estabelece que a Academia servirá como centro de estudos e de convivência de seus membros, por meio da realização de reuniões periódicas, atuando também para promover pesquisas sobre os fatos linguísticos, a evolução histórica das tendências literárias, difundir nos meios de comunicação as obras literárias de seus membros, de escritores que enriqueceram as letras, e de novos autores que demonstrarem potencial literário. A ALELP também vai trabalhar para o estudo da língua portuguesa e a produção literária sob os seus mais diferentes aspectos, fomentando a escrita e a leitura, contribuindo para a preservação e a expansão do patrimônio e da memória lítero-cultural lençoense.

Propostas

Durante o encontro com o chefe do Executivo, foram apresentados dois projetos: Poesia pela Cidade e Escrita Criativa. Para o desenvolvimento dos projetos, a diretoria solicitou o apoio do Governo Municipal e da iniciativa privada. No âmbito do Poder Público, a Secretaria de Cultura deve agendar uma reunião para discutir a questão. A diretoria da ALELP vai formalizar também, via requerimento, a cessão de um espaço para a realização das reuniões. Ainda durante o encontro, foi discutida a possibilidade de realização da cerimônia de posse dos membros fundadores, durante a programação do FILLP neste ano. Nas próximas semanas, as tratativas serão alinhadas com o secretário Marcelo Maganha. O prefeito Anderson Prado e o secretário de Cultura destacaram a iniciativa e a importância de criação da ALELP, parabenizando os membros fundadores, e se mostraram receptivos aos projetos apresentados.

A diretoria da Academia já iniciou o planejamento para a produção de site, redes sociais e conta de e-mails. Após a formalização da posse dos membros fundadores, novas candidaturas para a ALELP serão abertas. Qualquer pessoa nascida em Lençóis Paulista ou que resida na cidade, que seja maior de idade e tenha envolvimento com a produção literária, poderá se candidatar a uma vaga. O Estatuto Social prevê o limite de 40 membros efetivos, além de outras categorias de membros, como Correspondente, Honorário e Agregado.

A Academia

Membros fundadores

Alan Narcizo, Amanda Madóglio, Edson Fernandes, Elaine Ramos, Elton Laud, Enio Romani, Cleo Moreira, Fabiano Alves, Florindo Paccola, Gabriel Cochi, José Avelino Placca, Josué Melo, Larissa Placca, Lucas Roberto, Nilceu Bernardo e Raquel Romani

Diretoria