Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Agosto Dourado segue com ações nas unidades
18/08/2022 15h01

Agosto Dourado segue com ações nas unidades

As ações pelo Agosto Dourado continuam durante todo o mês nos postos de saúde de Lençóis Paulista. Além de enfeitar as unidades com mensagens alusivas à data, os agentes comunitários estão realizando palestras na sala de espera da puericultura e consultas de gestantes, sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento do bebê. Na ESF do Núcleo Luiz Zillo, a equipe inaugurou até um “Cantinho da Amamentação” como forma de incentivo e apoio às mamães.

O Dia Mundial da Amamentação foi instituído pela Organização Mundial de Saúde em 1948, com objetivo de reduzir a mortalidade infantil. No Brasil, esse movimento se tornou mais forte a partir da década de 1990 e tem sido cada vez mais ampliado. Por meio da Lei Nº 13.435, de 12 de abril de 2017, foi instituído que agosto também seria o Mês do Aleitamento Materno no Brasil, surgindo assim o AGOSTO DOURADO.

O objetivo é amplificar a divulgação das informações sobre o benefício da amamentação. Foi escolhida a cor 'dourado' porque o leite materno é padrão ouro: tem todos os nutrientes que o bebê necessita, sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.

O leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência do bebê a doenças, por isso é fundamental que a criança o receba como única fonte de alimento até os seis meses. Especialistas, no entanto, sugerem que ele deve continuar até os dois anos ou mais. Ou seja, não há limite de idade para a amamentação.

 

notícias relacionadas

Tags: agosto, dourado, segue, ações, unidades.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo