Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Dia D é neste sábado, 20: todas as unidades estarão abertas para aplicação da vacina contra a pólio e atualização da caderneta
17/08/2022 15h51

O Dia D de imunização contra a Poliomielite (paralisia infantil) e multivacinação, para atualização da caderneta, será neste sábado, 20. Todas as unidades estarão abertas das 8h às 16h30 para atendimento à população. Em Alfredo Guedes, o horário de funcionamento será das 8h às 12h30. Devido à campanha, não haverá atendimento no PA do Núcleo.

O objetivo da campanha contra a pólio é vacinar crianças de até 4 anos 11 meses e 29 dias de idade, mesmo que já tenham completado o esquema vacinal. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura. O Brasil foi certificado, pela Organização Mundial da Saúde, como livre da poliomielite no ano de 1994. Contudo, a doença, também chamada de paralisia infantil, corre grande risco de ser reintroduzida no país, que não cumpre a meta de 95% do público-alvo vacinado, patamar necessário para que a população seja considerada protegida contra a doença, desde 2015.

Na multivacinação a população-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), e também adultos, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo da campanha é verificar e atualizar a carteirinha de quem procurar as unidades.

Para quem não puder comparecer no sábado, a campanha segue até o dia 9 de setembro, com atendimento em horário de expediente, em todas as unidades de saúde.

Quem ama, vacina! Compartilhe e marque alguém que tem filho nessa idade.