Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Era Uma Vez….Brasil: estudantes são anunciados para intercâmbio em Portugal no mês de novembro
16/08/2022 14h53

Era Uma Vez….Brasil: estudantes são anunciados para intercâmbio em Portugal no mês de novembro

Durante a cerimônia, foram anunciados os nomes dos 90 estudantes para o intercâmbio em Portugual no mês de novembro

Aconteceu no dia 10 de agosto, no Teatro Municipal de Lençóis Paulista, o anúncio dos nomes de 19 estudantes do oitavo ano de escolas públicas de Macatuba e Lençóis Paulista que participam do projeto “Era Uma Vez... Brasil” e farão um intercâmbio de dez dias, além-mar, refazendo os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. Duas professoras, sendo uma de cada município, também participarão da viagem.

O secretário de Educação de Lençóis Paulista, Railson Rodrigues, representando o prefeito Anderson Prado, o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Jucimário Cerqueira dos Santos, Bibaia, o vereador Damião Augusto Xavier de Oliveira, professor Guto, a analista de marketing da Lwart Soluções Ambientais, Rosana Otsubo, Pedro Luiz Padovini, da Diretoria Estadual de Ensino (Região Bauru), a realizadora do Projeto, Marici Vila e o coordenador executivo, Guilherme Ramos Parreira, ambos da Origem Produções, participaram da cerimônia que também reuniu alunos, professores e gestores das escolas da Rede Municipal e Estadual de Lençóis Paulista e Macatuba.

“Parabéns a todos os alunos aqui presentes… Vocês estão aqui por fruto da própria dedicação. Obrigado pela presença das famílias, vocês são a base deles, parabéns por estarem aqui e vivenciarem esse momento tão importante na vida deles. Esta experiência que vocês viveram no acompanhamento é muito agregadora e agregadora de que forma? O que eu vejo acontecer dentro do Era uma Vez? Eu vejo acontecer uma transformação de muitos jovens que entram com um conceito e um padrão imposto pela sociedade e saem com um novo conceito. Ele saem com o conceito de protagonismo. Existe algo imposto. E como a gente melhora o que está imposto? Temos que protagonizar a nossa história. Foi falado de sonhos aqui e no acampamento vocês aprendem que são protagonistas sim. Paulo Freire, dizia que a Educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo. E nesse acampamento, a gente vê isso acontecendo na prática. A educação transforma e o amor faz com que a gente realize. Vocês transformaram a vida de vocês e que assim seja, daqui para frente”, pontuou o secretário de Educação Railson Rodrigues.

Durante o evento, também houve o lançamento do livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O Outro lado da História”, que reúne 100 histórias em quadrinhos sobre História do Brasil escritas e ilustradas pelos estudantes participantes durante a primeira etapa do projeto e de quatro filmes curtas-metragens produzidos pelos estudantes que avançaram para a terceira etapa, o Campus de Arte-Educação, realizado em julho deste ano. Os filmes foram desenvolvidos em equipe pelos jovens - do roteiro à filmagem, contando com auxílio de uma equipe especializada apenas para a edição.

De Lençóis Paulista, a professora Patrícia Carvasan Pacola fará a viagem com os alunos Cauã Ariel Gregório Ferreira, Nicole de Oliveira, Ana Claudia dos Santos Monteiro, Camile Vitória Fogaça, Lorena Lopes Gonçalves, Analucy Tiburtino dos Santos, Vitória Fonseca Amorozino, Thauana Nozella de Almeida, Gustavo de Oliveira Lourenço, Miguel dos Santos Ferreira, Paola Oliveira Lima, Pedro Henrique de Oliveira, Isabelli Pereira Silva, Emily Lourenço Dias e Felipe Cesar dos Santos.

Já em Macatuba, os selecionados são os alunos Julya Rocha da Silva, Beatriz Vitoria Francisca Martins Evangelista, Eduarda dos Santos Palacio e Sarah Lerisa Morales, além da professora Iara Medolago Carr. O “Era Uma Vez… Brasil” possibilita aos alunos mergulhar na História não contada do Brasil, conhecendo outras narrativas que dão voz a questões e processos quase sempre invisibilizados no país. Além de Lençóis Paulista e Macatuba, mais seis cidades brasileiras participam da sexta edição do projeto, sendo em São Paulo, Ribeirão Preto e Serrana; na Bahia, de Salvador, Mata de São João e Jacobina; e Belo Jardim, em Pernambuco. Em todo o país, foram mais de 2.700 alunos inscritos, sendo 475 de Lençóis Paulista e 191 de Macatuba.

Como tema central, a iniciativa traz à tona o fato de D. João ser exaltado como o responsável pelas transformações intensificadas no Brasil colônia, durante os 13 anos em que esteve presente com sua corte em solo colonial. No entanto, durante esse processo, milhares de pessoas foram profundamente impactadas, mas, que permaneceram invisíveis para a História. Daí a pergunta, “Quem são esses homens e mulheres invisibilizados, especialmente no período em que a corte esteve no Brasil?”.

Em Lençóis e Macatuba, o projeto conta com a parceria das Prefeituras Municipais das duas cidades e o patrocínio fundamental da Lwart Soluções Ambientais. Realizada em quatro etapas, a iniciativa é um programa de atividades educativas, artísticas e culturais que exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo, ecossocialismo.

INTERCÂMBIO

Serão dez dias em Portugal vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. A viagem acontecerá no mês de novembro de 2022 e contará com visitas a pontos históricos e os estudantes - todos vindos da rede pública de ensino -, visitarão escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os produtos produzidos por eles durante as etapas do projeto: 25 curtas-metragens e o livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O Outro lado da História”.

 

notícias relacionadas

Tags: vezbrasil, estudantes, são, anunciados, para, intercâmbio, portugal, mês, novembro.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo