Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação começa nesta segunda Feira, 8
08/08/2022 15h48

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação começa nesta segunda-feira, 8

As gotinhas contra a poliomielite já estão disponíveis nas unidades de saúde

Começa nesta segunda-feira, 8 de agosto, e segue até o dia 9 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes.

A população alvo da vacinação contra pólio são crianças de um ano de idade até 4 anos 11 meses e 29 dias. Todas as crianças nessa faixa etária deverão ser vacinadas contra pólio oral, mesmo quem já completou o esquema vacinal.

A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal. O Brasil foi certificado, pela Organização Mundial da Saúde, como livre da poliomielite no ano de 1994. Contudo, a doença, também chamada de paralisia infantil, corre grande risco de ser reintroduzida no país, que não cumpre a meta de 95% do público-alvo vacinado, patamar necessário para que a população seja considerada protegida contra a doença, desde 2015.

Na multivacinação a população-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), e também adultos, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo da campanha é verificar e atualizar a carteirinha de quem procurar as unidades.

“Fica aqui o nosso apelo para que os pais participem da campanha, levem seus filhos para a imunização contra a poliomielite e coloque demais vacinas em dia. Na última campanha contra a pólio, realizada em 2018, tivemos 100% de cobertura do público-alvo contra a poliomielite em Lençóis Paulista. Precisamos manter a cobertura nesses índices para manter a doença erradicada. O mesmo vale para as demais vacinas. As vacinas utilizadas nestas campanhas de vacinação são as mesmas disponibilizadas na rotina dos serviços de vacinação. Aproveite a oportunidade para atualizar a carteirinha”, convida o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

O dia D da campanha será 20 de agosto. Neste sábado, todas as unidades de saúde abrirão para realizar a vacinação.

As campanhas de vacinação contra a pólio e multivacinação coincidem com a imunização contra a Covid-19, em andamento. De acordo com documento técnico da Secretaria Estadual, as vacinas poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Estadual de Vacinação, na população a partir de três anos de idade.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO E CONTRA PÓLIO

08/08 a 09/09/22

CONTRA PÓLIO: todas as crianças de 1 a 4 anos completos, deverão ser vacinadas contra pólio oral, mesmo que já completou o esquema vacinal.

MULTIVACINAÇÃO: verificar a carteirinha de vacinação das crianças, adolescentes e adultos que procurarem as unidades.

HORÁRIO DE VACINAÇÃO NAS UNIDADES

Atendimento das 8h30 às 16h30: ESF do Jardim Nações, Cruzeiro, Monte, Caju e na sala de vacina do Ambulatório de Especialidades

Demais unidades: das 8h30 às 11h, e das 13h30 às 16h30

Vacinação noturna: ESF do Monte Azul, das 17h às 22h