Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura faz parceria com o Senac
08/08/2022 08h50

Prefeitura faz parceria com o Senac

Assinatura de termo do cooperação foi acompanhado por secretários

O prefeito Anderson Prado firmou parceria com o Senac para o programa Senac Gratuidade, que vai oferecer bolsas de estudo em cursos técnicos e de qualificação profissional para a população lençoense. A assinatura do Termo de Cooperação Educacional aconteceu na manhã desta quinta-feira, 4, com a presença de Bartira Riguetti Calça Sanches, gerente do Senac Bauru, da executiva de contas do Senac, Elayne Fagundes Costa Corradini, da secretária de Turismo, Joelma de Andrade Taioque, do secretário de Educação, Railson Rodrigues, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César Ferrari, e do diretor do Centro Municipal de Formação Profissional, Antonio Paulo Antunes.

“Estar aqui em Lençóis para assinatura deste termo de cooperação é simbólico, pois o município é um dos mais importantes na nossa área de atuação. Para nós do Senac é muito significativo fazer essa expansão. Só temos a celebrar por mais esta parceria”, resumiu Bartira.

“Nós ficamos muito felizes em termos o Senac como parceiro, pela história da instituição, pelo portfólio de cursos de capacitação, especialmente voltado à área comercial, na qual ainda vemos dificuldade dos empreendedores em avançar e utilizar todas as potencialidades das novas ferramentas digitais. Já trabalhamos a capacitação e qualificação profissional em várias frentes e estamos sempre em busca de ampliar e consolidar esse projeto. Por tudo isso, o Senac é muito bem-vindo a Lençóis Paulista”, frisou o prefeito Anderson Prado.

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) tem como objetivo ampliar o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas de baixa renda. Pela parceria, serão oferecidas até 700 bolsas de estudo para qualificação profissional nos cursos de técnico em administração, cuidador de idosos, técnico em finanças, técnico em recursos humanos, técnico em segurança do trabalho, assistente administrativo e almoxarife.

“Todos os anos, a administração municipal oferece a oportunidade de qualificação gratuita, nas áreas de beleza, vestuário, elétrica, mecânica, construção civil e informática, por meio dos cursos do Centro Municipal de Formação Profissional. A parceria com o Senac nos possibilita ampliar esse alcance e atualizar as demandas do mercado de trabalho, em áreas que estão em ascensão, como recursos humanos, segurança do trabalho, cuidador de idosos. Temos muito a comemorar”, comentou Antonio Paulo Antunes, diretor do CMFP.

A Prefeitura de Lençóis Paulista também está em tratativas com o Senac para a qualificação dos profissionais da Educação, para o fomento do empreendedorismo e outros potenciais do município em sala de aula. Em 2022, a Secretaria de Educação passou a realizar a capacitação dos servidores através do Senac. “Essa parceria com o Senac começou pela Educação. Estamos formando os servidores que estão nas funções operacionais: os monitores de creche, cozinheiros, auxiliares de serviços gerais, com a proposta de sensibilizar essas equipes sobre seus papéis na formação educacional. E o retorno que estamos recebendo desses profissionais tem sido muito positivo”, avalia o secretário de Educação, Railson Rodrigues.

“Nós aproveitamos a presença da Bartira e da Elayne para destacar e apresentar a nossa estrutura. Nós já desenvolvemos diversas parcerias voltadas ao atendimento dos empresários, dos empreendedores individuais, para a indústria de alta performance, que é muito presente em nossa cidade. Sentimos a necessidade de trabalhar essas potencialidades, que as possibilidades de qualificação profissional devem ser apresentadas já para o público escolar”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César Ferrari.

SENAC TURISMO NA ESCOLA

Na ocasião, também foi apresentado ao prefeito Programa Senac Turismo na Escola. O programa busca adicionar o turismo aos conteúdos de História e Geografia da rede municipal de forma a integrar o currículo formal, visando a construção de vivências e projetos que gerem identidade, valorização cultural e desenvolvimento sustentável do município.

“Ficamos também muito felizes com a possibilidade de poder trabalhar junto ao Senac para o desenvolvimento das potencialidades turísticas de Lençóis Paulista, através do Programa Turismo na Escola, e assim promover a disseminação e reconhecimento dos aspectos históricos, sociais, culturais, e naturais, e também da perspectiva econômica, que estão relacionados ao turismo”, destaca a secretária Joelma de Andrade Taioque.