Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Comdema e Comissão de Educação Ambiental realizam reuniões sobre planejamento de atividades
04/08/2022 14h20

Reunião do Comdema realizada na última terça-feira do mês de julho

A 162ª reunião ordinária do Comdema, realizada na última terça-feira do mês de julho, teve como pauta principal a apresentação de um balanço das ações de educação ambiental realizadas durante o primeiro semestre de 2022, conforme planejamento da Comissão Municipal de Educação Ambiental e Lei Municipal nº4989/2022, que institui o Programa Municipal de Educação Ambiental.

Durante a reunião, foram expostos os números e públicos envolvido. Na educação ambiental formal, que envolve o público escolar, participaram 825 crianças dos 4º anos (fundamental I) que visitaram o Parque do Paradão com o programa "Aprendendo com a Natureza", Estação de Tratamento de Água do SAAE com o programa "Água para a Vista Toda", além de visitas à Nascente Municipal Modelo, localizada dentro da mata ciliar urbana do Córrego da Prata, no Jardim Europa. Já os alunos da educação infantil, cerca de 300 crianças, participaram das visitas monitoradas ao Centro de Educação Ambiental no Parque do Povo. Durante o primeiro semestre, várias temáticas das diretivas do Programa Município Verde Azul foram trabalhadas e também terão continuidade, sobretudo a questão dos resíduos sólidos, com o programa "Coleta Certa", abordado de forma permanente nas ações.

No dia 29 de julho, também foi realizada a reunião semestral da Comissão Municipal de Educação Ambiental, conforme decretos 653 e 654/2021, que respectivamente criam e nomeiam a referida Comissão. Neste encontro também foi apresentado o cronograma de continuidade das ações para o segundo semestre. Como datas comemorativas importantes destacam-se: 14/08 - Dia de Combate à Poluição; 21/09 - Dia da Árvore; 15/10 - Dia da Educação Ambiental e 23/11 - Dia do Rio Lençóis, estabelecidas pela Lei 3976/2009. As ações com os alunos dos 7º anos para visitas monitoradas na Estação de Tratamento de Esgotos do SAAE também ocorrem a partir do dia 9 de agosto e se estendem até o dia 20 de setembro. Nos meses de outubro e novembro, serão atendidas demandas específicas e conforme solicitação e disponibilidade. Para o desenvolvimento das ações, é fundamental a parceria da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, SAAE e Secretaria de Educação, bem como de empresas do setor privado.