Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Empreendedora capixaba produz peça com referência a identidade histórica e cultural do município
03/08/2022 14h06

Bruna foi recebida pelo prefeito Anderson Prado e pela secretária de turismo, Joelma

O prefeito Anderson Prado recebeu na terça, 2, a empreendedora Bruna Sarcinelli, integrante do grupo de artesanato e economia criativa apoiado pela Secretaria de Turismo. Bruna desenvolve técnicas de colagem, encadernação e cartonagem e entre as peças produzidas estão agendas, cadernos, caixas e quadros. A secretária de Turismo, Joelma de Andrade Taioque também participou do encontro. A empreendedora é capixaba, morou nos estados da Bahia e Maranhão e faz um ano que fixou residência em Lençóis Paulista. Sua história com a economia criativa começou quando teve que se afastar de suas atividades profissionais devido a problemas de saúde e acabou encontrando na cartonagem e encadernação uma oportunidade de ocupação e renda.Na visita ao gabinete, apresentou ao prefeito Anderson Prado o novo item de seu portfólio: um caderno que toma como referência a identidade histórica e cultural do município. O novo item do seu catálogo é resultado de sua participação no Projeto Extensionista oportunizado pela parceria entre o Centro Universitário Sagrado Coração - Unisagrado de Bauru e a Secretaria de Turismo.

O Projeto de Extensão Universitária - Edição de 2022, foi iniciado e concluído em junho deste ano. Entre as propostas recebidas, a sugestão do caderno foi apresentada por três alunas: Beatriz Pereira, Karen Akamine e Natasha Munhoz do 1° semestre do Curso de Design de Moda do UNISAGRADO. A capa é caracterizada pela frase "Eu Amo Lençóis". O material contém ainda, informações sobre a história e origem do município.

“É gratificante ver os resultados da parceria entre a universidade, o poder público e a comunidade se materializarem. O projeto permitiu a Bruna e aos demais microempreendedores participantes a inovação em seus produtos e, ainda, a criação de souvenirs, objetos de lembrança de Lençóis Paulista e que também são produtos turísticos, que poderão ser adquiridos pelos visitantes e turistas em passagem pela nossa cidade. Por isso, parabenizo a Bruna, assim como a Professora Sileide e os alunos da universidade envolvidos nessa iniciativa”, frisou Joelma.O prefeito Prado elogiou o resultado e a qualidade do material produzido, parabenizou a iniciativa de Bruna e estendeu o cumprimento ao grupo que elaborou a proposta. Prado lembrou que o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, disponibiliza todo o apoio para iniciativas como esta, que também buscam o fomento da economia no município.

Sobre o projeto de Extensão Universitária

O projeto realizado pelo segundo ano consecutivo, propiciou aos artesãos e trabalhadores manuais participantes a ampliação de seu portfólio e a valorização de seus produtos. A iniciativa foi desenvolvida e coordenada pela professora doutora Sileide Ap. de Oliveira Paccola junto aos alunos dos cursos de Design e Design de Moda, onde durante as aulas e trabalhos em grupos foram aplicadas as ferramentas do Design no desenvolvimento de peças manuais e/ou artesanais alinhados com a identidade local, a fim de criar uma relação significativa do produto com a localidade em que se encontra. Dentre as atividades, ocorreram encontros presenciais e à distância com os artesãos para conhecimento de seu trabalho e técnicas desenvolvidas pelos mesmos, além de palestra da Secretaria de Turismo aos alunos, a fim de apresentar o município, sua história, cultura e atrativos turísticos.