Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Projeto Memorias Vívidas promove primeira edição aberta de visita guiada ao Cemitério Municipal
01/08/2022 07h33

Em apenas nove minutos, inscrições para a turma foram fechadas; próximas edições da visita estão previstas para os meses de agosto e setembro

A primeira visita guiada e aberta ao público, ao Cemitério Municipal Alcides Francisco, foi realizada nesta sexta-feira, 29. O Projeto intitulado “Memórias Vívidas” tem como objetivo valorizar a história, arte e cultura através de visitação ao Cemitério Municipal. Os guias apresentaram alguns túmulos, as histórias e curiosidades de personalidades e mitos locais ali sepultados. Os visitantes também acompanharam performances teatrais, caracterizando as histórias. Idealizado e realizado pelo grupo de historiadores e agentes culturais lençoenses, o Projeto foi abraçado pela Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, através da Secretaria de Turismo. A iniciativa conta com o apoio das Secretarias de Cultura, de Agricultura e Meio Ambiente e da Câmara Municipal.

A Secretária de Turismo, Joelma de Andrade Taioque, comentou que o Cemitério Municipal é um local carregado de memória, história, cultura, arte e religião. “O projeto vem com a proposta de contar parte da história do nosso município de uma outra forma, realizando um tour inusitado, que busca levar o visitante a reconhecer e valorizar o patrimônio cultural existente no cemitério e mostrar que o espaço é vívido, uma vez que enaltece a vida dos falecidos e traz memória e lembrança aos vivos”. A visita contou com a participação de público de 30 pessoas, além da organização do evento que contou com aproximadamente mais 30 pessoas, entre historiadores e idealizadores do projeto, servidores da Secretaria de Turismo, Cultura, Agricultura e Meio Ambiente, alunos do grupo de teatro da Casa da Cultura. Em virtude da grande repercussão do projeto piloto, em apenas 9 minutos, as inscrições para a turma foram fechadas. Os demais inscritos, 64 pessoas, serão todos atendidos de acordo com a ordem de inscrição, nas próximas edições da visita, prevista para ocorrer entre os meses de agosto e setembro.