Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Nova aplicação possibilita emissão de guias de IPTU de forma online
25/07/2022 14h08

Nova aplicação possibilita emissão de guias de IPTU de forma online

A Prefeitura de Lençóis Paulista está ampliando o acesso dos contribuintes aos serviços de forma online. Nova aplicação desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação, que já está disponível para ser utilizada no site oficial, possibilita a emissão de guias de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) totalmente online.

“Essa nova aplicação atende uma demanda apresentada pela Secretaria de Finanças. Quando o contribuinte precisava emitir uma guia para pagamento de débito de IPTU do seu imóvel, ele tinha que recorrer ao atendimento presencial ou fazer a solicitação por e-mail ou telefone. Com a inclusão da aplicação online, o próprio contribuinte pode gerar suas guias”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação, Eder Paccola Santa Bárbara.

Para emitir as guias, basta acessar o endereço www.lencoispaulista.sp.gov.br e na aba de serviços, no lado esquerdo da tela, clicar no ícone IPTU. Ao acessar a página do serviço, o contribuinte informa o número da inscrição de seu imóvel no Cadastro Físico Imobiliário, e com isso, o sistema localiza os débitos em aberto, relacionados ao imóvel. A partir daí o contribuinte informa a data desejada para realização do pagamento e em seguida seleciona um ou mais débitos para gerar sua guia.

O contribuinte ainda poderá escolher como realizar o pagamento: através de arquivo no formato PDF para impressão ou compartilhamento, copiar diretamente o código de barras para utilizar no internet banking, ou optar por pagamento por PIX, na modalidade copia e cola. Como a página do serviço é totalmente compatível com dispositivos móveis, o contribuinte pode fazer a emissão de suas guias diretamente do celular, desde que o aparelho seja smartphone.

“Mais um passo importante no sentido de facilitar e incentivar o cidadão a regularizar seus débitos de forma mais simples. É importante ressaltar que está nova aplicação já está disponível para os débitos de IPTU, abertos no exercício ou inscritos na dívida ativa não ajuizados”, acrescentou o secretário de Finanças, Júlio Antonio Gonçalves.

Outra novidade é que a opção "IPTU" concentra agora outros dois serviços relacionados com imóveis, que já existiam e estavam disponíveis para a população: a Emissão de Carnê de IPTU e a Emissão de Certidão Cadastral e de Débitos do IPTU.