Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / No dia do escritor, Secretaria de Cultura realiza live com Florindo Paccola
22/07/2022 14h53

No dia do escritor, Secretaria de Cultura realiza live com Florindo Paccola

O Dia do Escritor, comemorado no dia 25 de julho, será celebrado com uma live especial e a participação de Florindo Paccola. A live será transmitida pelas plataformas digitais da Prefeitura e Secretaria de Cultura, às 16h.

Com apresentação de Paulo Araújo, a live acontece na Biblioteca Municipal Orígenes Lessa e será aberta ao público.

“O escritor Florindo Paccola possui uma biografia riquíssima e com certeza, vai trazer histórias marcantes de sua trajetória literária. Esta live no dia do Escritor, é uma homenagem aos escritores lençoenses, que com talento e criatividade, produzem belíssimos trabalhos, representando Lençóis Paulista no cenário literário. Iniciamos também os contatos, preparativos e o planejamento para mais uma edição do FILLP (Festival Literário de Lençóis Paulista). Essas ações buscam estimular o surgimento de novos escritores e a formação de novas gerações de leitores”, explica o maestro e secretário de Cultura, Marcelo Maganha.

Biografia

Nascido no dia 20 de março de 1932, em Lençóis Paulista, Florindo Paccola é filho de Augusto Luiz Paccola e Maria Concheta Moretto Paccola. De seu casamento com Maria Aparecida Diomedes, nasceram os filhos Ana Ligia, Amauri e Aloísio.

Cursou o ensino primário no Grupo Escolar Esperança de Oliveira, entre os anos de 1941 e 1944. Já o curso ginasial foi realizado no Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Agudos, entre os anos de 1946 e 1949.

Também cursou contabilidade no Colégio Arquidiocesano, em Botucatu, e Administração de Empresas na Associação de Ensino de Marília. É pós-graduado na área de Administração Hospitalar pela UNAERP, em Ribeirão Preto.

Atuou como técnico em Contabilidade e exerceu suas atividades profissionais na Disimag Lençóis Paulista. Em junho de 1987, foi contratado para trabalhar como contabilidade no Hospital Nossa Senhora da Piedade, cargo que permaneceu até dezembro de 2003, quando se aposentou.

Um dos fundadores do Jornal Tribuna Lençoense, Florindo permaneceu no jornal até 1962, produzindo textos. Foi o fundador e redator do Folheto Interno “Transfusão Noticiosa” do Hospital Nossa Senhora da Piedade entre 1987 e 1993.

Em fevereiro de 1991 foi editado seu primeiro livro, “Um Dedo de Prosa – Dois Dedos de Versos” e em novembro de 1991, seu segundo libro “Histórias de Tio Bertinho e Outras Mais”. Em 1992, participou da I Antologia de Escritores Lençoenses, com três trabalhos publicados e 1994, da segunda edição da Antologia com três trabalhos publicados.

Em 1994, obtêm o primeiro lugar no Concurso de Contos (categoria sênior) promovido pela Casa da Cultura “Professora Maria Bove Coneglian”. Ainda neste ano, em janeiro, edita seu terceiro livro: “O Hospital conta sua História de 50 anos”. Em 1995, obtém o 2º lugar no Concurso de Poesias “Horácio Moretto” (categoria sênior) promovido pela Casa da Cultura “Professora Maria Bove Coneglian”.

Em junho de 1996, edita seu quarto livro: “Quanto vale um Touro Abatido Clandestinamente”. Neste mesmo ano, em outubro, edita seu quinto livro “Debulhando Grãos”.

Tem trabalho publicado na Mapa Cultural Paulista, evento promovido pela Secretaria de Estado de Cultura. O conto “O Choro da Professora”, obtém o 7º lugar na edição do Mapa Cultural Paulista.

Entre 1998 e 1999, edita mais três livros: “Balalacha”, “Colégio Francisco Garrido, uma trajetória de 40 anos” e “Debulhando Grãos nº 2”.

Entre 2001 e 2011, edita mais cinco livros: “Proseando por Lençóis Paulista”, “Histórias nas ondas de Lençóis”, “Lençóis Paulista, forte produtor de cachaça”, “Lençóis Paulista, forte produtor de cachaça (edição atualizada), “Um farol que se apaga” e “Sonhar, fantasiar, historiar”. Em 2019, lança o livro “Hospital Nossa Senhora da Piedade – 75 anos” e em 2020, a terceira edição do Debulhando Grãos”.

Serviço: Live em comemoração ao Dia do Escritor, no dia 25 de julho, às 16h, na Biblioteca Municipal Orígenes Lessa. Transmissão pelos canais digitais da Prefeitura e Secretaria de Cultura

https://www.facebook.com/culturalencois; https://www.youtube.com/c/SecretariaMunicipaldeCulturadeLencoisPaulista/