Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente promove ação de proteção à fauna
15/07/2022 08h17

Meio Ambiente promove ação de proteção à fauna

Ações ajudam a diminuir atropelamentos de animais silvestres

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) dá continuidade às ações com finalidade de orientar motoristas que transitam pelas estradas e rodovias municipais, para evitar atropelamento de fauna silvestre e outros animais dentro do território de Lençóis Paulista. O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a empresa agrícola Agro Cana Caiana (ACC).

Esta ação é uma proposta de proatividade da diretiva Biodiversidade do Programa Município Verde Azul, e vem sendo desenvolvida desde março de 2019. Outras parcerias já foram realizadas com o mesmo intuito com a Agrícola Rio Claro. Ao todo, cerca de 10 pontos em estradas municipais, onde foram identificados a travessia de fauna, já receberam placas. Neste sentido, conforme dados de monitoramento, houve redução das ocorrências de atropelamento de animais.A educação ambiental sobre o tema é trabalhada de forma contante junto aos trabalhadores rurais das empresas parceiras e também com alunos das redes de ensino nas visitas ao Centro de Educação Ambiental, no Parque do Povo.

Outra atitude vinculada à ação é o incentivo para que empresários e seus colaboradores instalem o aplicativo Urubu Móbile em seus celulares. Este sistema conta com a colaboração voluntária de todos e os usuários podem registrar o atropelamento de animais com as devidas coordenadas geográficas, bem como enviar fotos dos animais vitimados. Com a atualização do aplicativo, é possível ter dados reais e estatísticas e facilitar ações preventivas. O aplicativo foi desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de estradas da Universidade Federal de Lavras. Para animais feridos e que necessitarem de resgate por estarem em situação de risco, vale ainda acionar o apoio do Corpo de Bombeiros pelo número 193.