Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Nova edição de projeto levará estudantes da rede municipal de Lençóis Paulista e Macatuba para intercâmbio em Portugal
11/07/2022 09h19

Nova edição de projeto levará estudantes da rede municipal de Lençóis Paulista e Macatuba para intercâmbio em Portugal

Estudantes de Lençóis Paulista e Macatuba participam desta edição do Projeto Era uma Vez, Brasil

Cem adolescentes de escolas da rede municipal de Lençóis Paulista e Macatuba terão um início de férias diferente este ano. Isso porque eles participarão entre os dias 9 e 15 de julho do ‘Campus de Arte-Educação’, uma das etapas do projeto “Era Uma Vez…Brasil”, que acontece nas duas cidades e está na sua sexta edição. A iniciativa reconta a História do Brasil, trabalhando em sala de aula narrativas não mostradas pelos livros didáticos tradicionais e exaltando a importância dos povos originários na construção histórica do país. Em novembro, o projeto levará parte desses estudantes para um intercâmbio cultural de 10 dias em Portugal. Durante os sete dias de atividade, os alunos participantes ficarão imersos em um acampamento participando de oficinas de audiovisual, de interpretação, roteiro, som e fotografia, além de vivências indígenas na Aldeia Tereguá, localizada na cidade de Avaí. O projeto desenvolve uma proposta pedagógica que acompanha o ano letivo das escolas e o ‘Campus’ é a segunda de quatro etapas do “Era Uma Vez… Brasil”. Além de Lençóis Paulista e Macatuba, a iniciativa mobiliza - simultaneamente - professores de História e alunos do oitavo e nono ano da rede pública de ensino de oito cidades brasileiras: ainda em São Paulo, de Ribeirão Preto e Serrana, na Bahia, de Salvador, Mata de São João e Jacobina; e Belo Jardim, em Pernambuco. Em todo o país, foram mais de 2.700 alunos inscritos, sendo 475 de Lençóis Paulista e 191 de Macatuba. “Nosso foco é valorizar a perspectiva dos povos indígenas e africanos na formação identitária histórica e cultural do Brasil, exaltando a ancestralidade, diversidade, pluralidade, multiplicidade e trabalhando conceitos importantíssimos como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo e ecossocialismo em todas as etapas do projeto”, destaca Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, empresa idealizadora do “Era Uma Vez…Brasil”.Na região, o projeto conta com a parceria fundamental da Lwart Soluções Ambientais, que patrocina o “Era Uma Vez…Brasil” pela quinta edição consecutiva, e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação das duas cidades.

Quadrinhos, filmes e intercâmbio

Na primeira etapa, chamada de “Fatos Históricos” e finalizada em maio, o projeto mobilizou 17 professores de História do 8º ano de 13 escolas municipais de Lençóis Paulista e Macatuba. Esses professores participaram de encontros de formação e capacitação, incluindo vivências culturais de temática indígena e afro-brasileira. A partir desses encontros, os docentes propuseram atividades em sala de aula para os mais de 660 alunos inscritos.

Como resultado, os estudantes produziram mais de 860 histórias em quadrinhos (HQs) e vídeos de até um minuto com a temática do projeto. Os adolescentes que criaram as 100 melhores HQs seguem esta semana para a próxima etapa. Ao final do projeto, as cem melhores HQs produzidas em todo o Brasil integrarão o livro “Era uma vez...Brasil”, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal.Durante esses sete dias de imersão no Campus, os estudantes produzirão filmes curtas-metragens sobre tudo que aprenderam durante o processo. A produção desses filmes e o desempenho individual de cada adolescente são decisivos para a seleção dos nomes que seguirão em novembro para a próxima etapa do projeto: a viagem para Portugal. Esses curtas também serão exibidos e divulgados como resultado do projeto. O anúncio dos estudantes que irão para o intercâmbio acontecerá em agosto, durante um evento realizado na cidade.

 

notícias relacionadas

Tags: nova, edição, projeto, levará, estudantes, rede, municipal, lençóis, paulista, macatuba, para, intercâmbio, portugal.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo