Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Sua esmola mantém as pessoas nas ruas
05/07/2022 16h31

Sua esmola mantém as pessoas nas ruas

A Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Assistência Social, dá início à campanha “Não dê Esmola”. O objetivo é conscientizar população e comerciantes sobre como agir diante dos pedidos de pessoas em situação de rua, e aproximar essas pessoas dos serviços públicos. A longo prazo, o objetivo é a reabilitação do maior número de pessoas possível. A esmola, mesmo sem esta intenção, acaba contribuindo para manter as pessoas na rua, sujeitas ao frio, à violência e reforçando a dependência química.

Como parte das medidas de assistência, o Programa Acolhe Mais Mãe da Piedade passará a oferecer duas refeições gratuitas diariamente (almoço e jantar) para os moradores em situação de rua, a partir da quarta-feira, 6 de julho. Essas pessoas que serão atendidas já estão cadastradas, possuem Cartão Cidadão, e passam regularmente pelo Serviço de Abordagem Social (SAS). Segundo levantamento da Secretaria de Assistência Social, existem 33 pessoas em situação de rua em Lençóis Paulista, atualmente. Essas pessoas em situação de rua serão orientadas pela equipe do SAS a procurarem o Programa Acolhe Mais para fazerem suas refeições.

“É muito triste de dizer, mas um dos motivos das pessoas estarem na rua é porque nós, de alguma forma, estamos dando dinheiro, pagando uma refeição. Iniciamos uma campanha que já tem resultados em outras cidades, que está sendo amplamente divulgada, e que vai atuar no problema. Porque esmola não é ajuda. As pessoas pedem dinheiro para comer, então todas as pessoas que estão em situação de rua, terão onde almoçar e jantar. E o acesso a esse serviço será através do Cartão Cidadão. Nós não vamos deixar de acolher essas pessoas, muito pelo contrário, nós queremos aproximar ainda mais essas pessoas do serviço público, para resgatá-las”, explicou o prefeito Anderson Prado.

A campanha será amplamente divulgada em redes sociais, outdoors, com distribuição de materiais impresso, jornais impressos, rádio, entre outras mídias.

O secretário de Assistência Social reforçou o compromisso com a recuperação e reabilitação social dos moradores em situação de rua. “Importante dizer que nem a Polícia, nem o Poder Público, podem remover essas pessoas de forma compulsória. Como cidadãos, eles têm o direito de ir e vir, previsto inclusive em resolução recente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. É um cidadão como qualquer um de nós, só não tem onde morar. Por isso, a importância de se criar mecanismos para que essas pessoas acessem nossos serviços e busquem por si próprios a reabilitação. Nosso propósito é que os moradores em situação de rua, frequentando diariamente as instalações do programa Acolhe Mais, se sintam motivados a buscar a reabilitação, conforme já ocorreu com tantas pessoas que passaram por lá”, avalia o secretário de Assistência Social, Ney Góes.

REABILITAÇÃO

O Programa Acolhe Mais Mãe da Piedade foi inaugurado em julho de 2018, com objetivo de ser um projeto de reabilitação das pessoas em situação de rua. Além de atendimento médico e psicossocial, as pessoas que se tornam residentes passam por atividades que visam a capacitação profissional, reinserção no núcleo familiar e reintegração ao mercado de trabalho.

Atualmente, existem 43 pessoas abrigadas pelo Acolhe Mais. Outras 18 pessoas estão em clínicas e casas de recuperação e duas em hospitais psiquiátricos. Desde 2018, 415 pessoas vindas de outras cidades pernoitaram no abrigo. Outras 153 viveram no abrigo de forma permanente e 60 conseguiram a reinserção no núcleo familiar e até o retorno ao mercado de trabalho.