Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente e Educação trabalham Arborização Urbana com os estudantes
05/07/2022 10h27

Meio Ambiente e Educação trabalham Arborização Urbana com os estudantes

Alunos da EMEF Luiz Zillo participaram do plantio de ipês

A arborização urbana foi um dos temas das ações conjuntas entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de Educação com os alunos da rede municipal de ensino.

Os alunos da EMEF "Luiz Zillo", do período da tarde, realizaram o plantio de sete árvores, sendo um Ipê-amarelo (árvore símbolo de Lençóis Paulista, conforme Lei Municipal 5399/2020), três Ipês-brancos e três Ipês-roxos, em substituição a outras árvores que precisaram ser removidas por estarem comprometidas e apresentarem risco à segurança de pessoas e do patrimônio. As novas árvores vão colorir o pátio da escola, mas para isso, será necessário envolver a equipe e alunos para os cuidados necessários para o pegamento e desenvolvimento das árvores. Para esta ação, a Secretaria de Educação preparou os berços das mudas, e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou o plantio das mudas fornecidas pela CPFL, conforme proposta do programa "Arborização + Segura". Todo plantio soma para a cobertura vegetal do município.

Durante o mês de junho, os alunos dos 5°s anos da Emeif "Prof. Nelson Brollo" participaram palestras sobre arborização urbana, no contexto do Programa Município Verde Azul, e também conheceram o trabalho de confecção de “exsicatas” para compor um herbário com plantas encontradas na própria escola. A proposta através de contato entre a direção da escola e a Sama. O processo consistiu na coleta de dez amostras de plantas existentes na unidade, a dessecagem e as fichas catalográficas das plantas, a qual foram entregues para os alunos, despertando assim a curiosidade sobre a botânica, ramo da biologia que tem por objetivo o estudo do reino vegetal.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ainda realizou palestra sobre a "Importância da Arborização Urbana" para participantes do curso "Manutenção de Jardins". Esta capacitação foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Pro-Quali, SENAR e Sindicato Rural de Lençóis Paulista. A ação também soma pontos para Lençóis Paulista no Programa Município Verde Azul.