Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Profissionais que desenvolvem hortas educativas participam de capacitações
01/07/2022 10h50

Profissionais que desenvolvem hortas educativas participam de capacitações

Profissionais estiveram em evento de capacitação em Holambra

O projeto das hortas educativas tem mobilizado algumas escolas municipais para a promoção da educação ambiental, alimentação saudável e contato com os meios e recursos naturais, junto às crianças das creches e escolas infantis e de fundamental I. Os servidores públicos municipais das escolas que trabalham de modo paralelo como cuidadores das hortas já participaram de capacitações este ano, com visitas a eventos ligados ao tema, como a Agrishow em Ribeirão Preto, e o Hortitec, em Holambra, buscando agregar conhecimento e praticidade na condução das hortas.

Ao todo, cinco escolas da rede municipal conduzem este projeto: a EMEF "Helder Paccola", no Jardim Primavera; EMEF "Maria Zélia Camargo Prandini", no Júlio Ferrari; EMEI "Yvonne Conti Capoani", no Núcleo Luiz Zillo; Creche "Neide Madeira Dias", na Cecap; e, a partir de 2022, também a EMEF "Eliza Pereira de Barros", no Centro. Na rede estadual de ensino, a Escola "Profª. Vera Braga Franco Giacomini", na Cecap, também desenvolve o projeto horta educativa como disciplina eletiva junto aos alunos do fundamental II e ensino médio. Alguns dos alimentos produzidos são: alface, almeirão, cenoura, temperos diversos, tomates, beterrabas, rabanetes, abacaxis e couve.

O trabalho já tem sido desenvolvido ao longo de vários anos ou ciclos ambientais do Programa Município Verde Azul, sendo esta uma prerrogativa de educação ambiental da diretiva "Município Sustentável", com foco em difusão e capacitação de boas práticas sustentáveis para alimentação. O trabalho, que é realizado de maneira contínua, passou por adequações durante o período de pandemia. As escolas adaptaram o conteúdo para que as crianças não perdessem o foco e acompanhassem os processos via sistema remoto de ensino. Já a partir do 2º semestre de 2021 e em 2022, algumas das hortas já restabeleceram o funcionamento no modo presencial com as crianças. A ação envolve apoio da Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e também de familiares e da comunidade.

O intuito das hortas educativas é a promoção da educação ambiental, trabalhada de modo transversal e interdisciplinar, e não a produção em si. O objetivo é que os alimentos sejam envolvidos na alimentação e degustação das crianças e adolescentes.