Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / "Comdema vai às Escolas" visita alunos do Vera Braga
29/06/2022 13h57

"Comdema vai às Escolas" visita alunos do Vera Braga

Conselho voltou a desenvolver projeto com alunos da rede estadual

O projeto “Comdema vai às Escolas” foi retomado este ano pelos integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). Ações presenciais já foram realizadas com os alunos Escola Estadual "Profª. Vera Braga Franco Giacomini" (foto), e anteriormente com estudantes da E.E. "Dr. Paulo Zillo" e E.E. "Antonieta Grassi Malatrasi".

O "Comdema vai às Escolas" é uma ação de proatividade da diretiva Conselho Ambiental do Programa Município Verde Azul com início em março de 2019, sendo que as escolas E.E. "Dr. Paulo Zillo" e E.E. "Antonieta Grassi Malatrasi" já receberam a visita do Comdema.

Durante a visita à escola Vera Braga, os alunos que compõem o Grêmio Estudantil e representantes de salas participaram de uma palestra junto a gestão escolar, na qual foi possível explicar sobre a criação e formação do Comdema em Lençóis Paulista, por meio da Lei nº2911/2001, decretos e regimento interno que define a formação paritária (órgãos públicos e sociedade civil), bem como o caráter deliberativo, normativo, consultivo de fiscalizador, ainda como indicação de presidente e secretário-executivo. Atualmente, o Comdema é presidido pela servidora pública e bióloga, Milena Guirado Coneglian (SAAE), tendo como secretário executivo o servidor Helton Damacena de Souza, interlocutor do PMVA. Na ação também participaram os conselheiros Henrique de Oliveira Lima e Murilo Olyntho Machado (profissionais liberais) e Diusaléia Oliver (Entidades do terceiro setor).

Como foco da apresentação aos alunos foram explanados os tópicos do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos de Lençóis Paulista que também integra um dos pilares do Plano de Saneamento, que envolve ainda o histórico, diagnóstico, metas, programas e ações desenvolvidas. O ponto essencial foi o programa "Coleta Certa" para a estrutura de coleta seletiva com os contentores azuis (não recicláveis) e verdes (recicláveis). Como proposta concreta, os alunos poderão produzir vídeos curtos de informação sobre o tema e poderão ser veiculados em um canal oficial ligado ao Comdema. Os estudantes quee ganharem maior interação de seu vídeo vão participar de um city tour ambiental, que deverá ocorrer no segundo semestre.

As reuniões ordinárias do Comdema ocorrem geralmente na última terça-feira de cada mês. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone 3264 7054.