Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Semana de Conscientização sobre o Diabetes começa com a distribuição de 233 glicosímetros
28/06/2022 09h02

Pacientes que não fazem o uso de insulina também poderão fazer o acompanhamento diário das taxas de glicose

A Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a Semana de Conscientização sobre o Diabetes. A iniciativa conta com apoio da Câmara de Vereadores. Como principal iniciativa, a Coordenadoria de Atenção Básica está ampliando o acesso da população que sofre da doença, e está em tratamento na rede municipal, aos aparelhos que medem as taxas de açúcar no sangue, os glicosímetros. No primeiro dia da campanha, nesta segunda-feira 27, foram distribuídos 233 aparelhos para a população.

A Secretaria de Saúde já disponibilizava este equipamento para mais de 1.200 pacientes da rede que têm diabetes e fazem uso da insulina. A ampliação do programa consiste na distribuição de glicosímetros para os pacientes que têm a doença, mas que não fazem uso da medicação. O objetivo é que essas pessoas possam realizar medições diárias das taxas de açúcar e controlar melhor a doença por meio da alimentação e atividade física, por exemplo. Além dos aparelhos, também são disponibilizadas as baterias e lancetas.

O diabetes mellitus é uma doença crônica, caracterizada pelo comprometimento do metabolismo da glicose, cujo controle glicêmico inadequado pode resultar no aparecimento de graves complicações que reduzem a expectativa e comprometem a qualidade de vida do portador desta doença.

O protocolo de atendimento para pacientes com diabetes na Atenção Básica em Lençóis Paulista inclui a abordagem terapêutica multiprofissional, incluindo a Assistência Farmacêutica, o Monitoramento da Glicemia e outros parâmetros clínicos, planejamento da atividade física e orientação dietética. A participação do paciente e seu envolvimento constante e harmonioso com a equipe de saúde são fundamentais para que as recomendações sejam seguidas e o tratamento efetivo.

VEJA O QUE É PRECISO PARA RECEBER O GLICOSÍMETRO:

1) Ter diabetes mellitus e estar em tratamento;

2) Ser morador de Lençóis Paulista/SP;

3) Estar com o cartão SUS atualizado e possuir o Cartão Cidadão municipal;

4) Participar dos grupos de Orientação nutricional nas unidades de saúde;

5) Comparecer nas consultas agendadas na unidade de saúde de referência; mesmo que o paciente faça acompanhamento no serviço de saúde complementar (particular) ou acompanhe no endocrinologista é necessário que acompanhe também na unidade de saúde do bairro.

6) Caso seja verificado por qualquer profissional de saúde o descumprimento de qualquer critério da inclusão, o paciente não poderá receber o aparelho, ou deverá devolvê-lo caso já o possua.