Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Saúde realiza Semana de Conscientização sobre o Diabetes e vai distribuir Glicosímetros para os pacientes
27/06/2022 16h16

Saúde realiza Semana de Conscientização sobre o Diabetes e vai distribuir Glicosímetros para os pacientes

Pacientes receberam os primeiros aparelhos glicosímetros

No dia 26 de junho é comemorado o Dia Nacional da Diabetes. Como a data tem objetivo de informar e orientar sobre os perigos desta doença, a Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Saúde e Coordenadoria de Atenção Básica, com parceria da Câmara de Vereadores, realiza a Semana de Conscientização sobre o Diabetes.

Entre as ações realizadas pela municipalidade estão a distribuição de mais de três mil aparelhos glicosímetros (utilizado para medir os níveis de glicose no sangue) para a população lençoense. Nesta segunda-feira, 27, em ato realizado na ESF Dr. João Paccola Primo, o prefeito Anderson Prado, o secretário de Saúde Ricardo Conti Barbeiro, e o vereador Nardeli da Silva entregaram os três primeiros equipamentos. Os primeiros pacientes a receber o glicosímetro foram Claudete Aparecida Dalaqua Cachoni, Maria Claudete Sandalo de Pedro e José Roberto Virgilio.

Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Convênios, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, o secretário de Segurança Pública, Coronel Carlos Alberto Fantini, o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, os servidores da unidade e a comunidade do bairro.

Por lei, os pacientes diabéticos que são insulino-depentendes já têm direito de receber o equipamento. Em razão disso, 1125 pessoas já recebem o aparelho, tiras de reagentes, lancetas e caneta de insulina. No caso de Lençóis, a Secretaria de Saúde está ampliando o atendimento, com a disponibilização desse equipamento para acompanhamento diário também para as pessoas que têm o diagnóstico de diabetes, mas ainda não fazem uso da insulina. Nesse caso, são cerca de 3.025 pessoas que terão direito ao aparelho. Esse número pode aumentar, pois muitos pacientes realizaram o acompanhamento na rede particular e não estão nos dados da Secretaria. Essas pessoas também podem procurar as unidades para saber como receber o aparelho.

“Hoje nós estamos iniciando a Semana de Conscientização sobre o Diabetes. Nós já distribuímos mais de 1.200 aparelhos glicosímetros para insulino-dependentes e vamos ampliar ainda mais. Serão mais de três mil pessoas atendidas. Não é apenas o aparelho. O equipamento vem com pilhas, lancetas. Quero parabenizar toda a equipe que trabalha fazendo o acompanhamento e também que realiza a prevenção”, destacou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

“Para mim hoje é um momento de emoção. Quem sabe um pouco da história da minha família, quando minha filha Amanda foi diagnosticada com diabetes. Quando você recebe um diagnóstico desses, pensa logo no pior. Mas a diabetes é uma doença que se você cuidar, você vai viver tanto quanto qualquer outra pessoa. Obrigado a todos os profissionais da saúde, a todos que cuidam da saúde pública em Lençóis Paulista”, agradeceu Nardeli. O vereador é apoiador da causa e este ano apresentou a Indicação 260/2002, sugerindo que o Executivo realizasse na cidade ações em referência ao Dia Nacional do Diabetes.

“Quero cumprimentar todos os servidores desta unidade de saúde tão fundamental. Unidade onde ocorreram os primeiros atendimentos médicos da minha vida, da minha infância, os primeiros cuidados no que tange à saúde. E retorno aqui agradecendo a oportunidade. Eu, assim como muitos pacientes que estão aqui hoje, porque também sou diabético, temos a necessidade de furar o dedo todos os dias. E hoje minha glicemia está sob controle. Por todo o mal que essa doença pode causar na vida das pessoas, eu preciso, e vocês precisam, todos os dias saber como anda a glicemia e controlar. Sei que não é fácil, mas é algo que temos que fazer para o nosso bem, para o bem da nossa família. E como foi muito bem dito pelo Nardeli, nós temos que priorizar a prevenção às doenças. E a diabetes é um bom exemplo, porque é uma doença com sérias consequências. Tratar com antecedência e se cuidar é uma obrigação do poder público, mas tem que ser um compromisso de todos. Se cuidar, é garantir que vamos esticar a nossa vida para cuidar com nossa família, curtir com nossos filhos, com nossos amigos e nossos netos”, completou o prefeito Anderson Prado.

COMO VAI FUNCIONAR

Em toda a rede, a entrega do Glicosímetro será feita de forma agendada. Para ser incluso no programa e receber o aparelho é necessário residir em Lençóis Paulista, estar em tratamento para diabetes mellitus, ter o cartão SUS atualizado e o Cartão Cidadão, participar dos grupos de orientação nutricional nas unidades e comparecer nas consultas agendadas nas unidades de referência, mesmo que também faça acompanhamento na rede particular.

O diabetes mellitus é uma doença crônica, caracterizada pelo comprometimento do metabolismo da glicose, cujo controle glicêmico inadequado pode resultar no aparecimento de graves complicações que reduzem a expectativa e comprometem a qualidade de vida do portador desta doença.

O protocolo de atendimento para pacientes com diabetes na Atenção Básica em Lençóis Paulista inclui a abordagem terapêutica multiprofissional, incluindo a Assistência Farmacêutica, o Monitoramento da Glicemia e outros parâmetros clínicos, planejamento da atividade física e orientação dietética. A participação do paciente e seu envolvimento constante e harmonioso com a equipe de saúde são fundamentais para que as recomendações sejam seguidas e o tratamento efetivo.

Nos dias 27 e 28 as unidades de saúde ficarão abertas em horário alternativo, após as 17h, para atender os pacientes diabéticos que, prioritariamente trabalham, para iniciar a entrega do aparelho de HGT. Esse atendimento será feito apenas por agendamento.

Veja o que é preciso para ser incluso no programa:

1) Ter diabetes mellitus e estar em tratamento;

2) Ser morador de Lençóis Paulista/SP;

3) Estar com o cartão SUS atualizado e possuir o Cartão Cidadão municipal;

4) Participar dos grupos de Orientação nutricional nas unidades de saúde;

5) Comparecer nas consultas agendadas na unidade de saúde de referência; mesmo que o paciente faça acompanhamento no serviço de saúde complementar (particular) ou acompanhe no endocrinologista é necessário que acompanhe também na unidade de saúde do bairro.

6) Caso seja verificado por qualquer profissional de saúde o descumprimento de qualquer critério da inclusão, o paciente não poderá receber o aparelho, ou deverá devolvê-lo caso já o possua.

 

notícias relacionadas

Tags: saúde, realiza, semana, conscientização, sobre, diabetes, distribuir, glicosímetros, para, pacientes.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo